Mostrar mensagens com a etiqueta À Roda da Mesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta À Roda da Mesa. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de maio de 2012

Em preparação... Idas ao supermercado...

Estou a preparar mais uma sessão para o meu programa "Em Roda da Mesa"...Desta vez algo mais prático que o costume, vai envolver a simulação de um supermercado, para que todas as opções que tomamos nessas "incursões" sejam analisadas para que os formandos melhorem as suas escolhas.

Ficam para já três sugestões:
Faça a sua lista de compras...
Não vá com fome...
Fuja das "mega" promoções! Bem como dos brindes!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Regresso de À Roda da Mesa...

É já nesta quinta-feira, dia 24, pelas 19h que vão regressar as sessões de À Roda da Mesa, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna!

Desta vez será...

Vegetarianismo, sim ou não?

Que cuidados devemos ter? · Que alimentos devemos consumir? · Onde se encaixa na alimentação Mediterrânica?
 
E os seguites serão:
 
17 de Março, quinta-feira – 19 horas
Transforme as suas receitas em refeições saudáveis

Como tornar mais saudáveis as suas receitas de sempre? · Ingredientes a substituir · Gorduras a retirar · Técnicas e tempos de cozedura mais saudáveis.

28 de Abril, quinta-feira – 19 horas
Comidas do mundo

Alimentação saudável · Hábitos alimentares estrangeiros a adoptar · Cozinhas a importar  · Diferenças culturais que se podem conjugar

19 de Maio, quinta-feira – 19 horas
A dieta na gravidez e uma educação para a alimentação infantil

Comer por dois ou para dois? · Alimentos indispensáveis · Quantidades · Cuidados especiais! · Alimentos essenciais · Como tornar a alimentação mais apetecível? · Alimentação saudável e diversificada em pouco tempo de cozinha · A obesidade infantil.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

À Roda da Mesa no Natal!

Começa a aproximar-se rapidamente os dias e  eventualmente férias de Natal!
Assim e tendo em conta o meu trabalho realizado nos últimos meses em colaboração com a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna na Junta de Freguesia de São Mamede - Lisboa, vai decorrer no dia 16 deste mês um workshop sobre alimentação na Época Natalicia...

O principal motivo...desmistificar a alimentação na época do Natal ...não tem que ser um castigo nem uma quebra para o seguimento de uma alimentação saudavel! E não precisamos de ganhar "imenso" peso nesses dois dias!
Agora que técnicas usar?
Como variar?
isso vai ser  o tema da nossa conversa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lanches!!!!! - Artigo Sol

Está aqui parte do artigo do Sol de hoje para o qual fui entrevistada.

Está só parte.
Assim que tiver disponivel completo coloco!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ainda sobre o Que Comer Fora na Rádio Renascença!

http://www.youtube.com/watch?v=h_JSzS418R8

Ontem no Programa da Tarde com António Freire.

À Roda da Mesa - O Regresso

Esta semana regressamos à Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna.
Esta semana À Roda da Mesa será sobre"Comer Bem Fora de Casa".

Espero que apareçam!

Já agora deixo o pequeno apontamento que veio no Jornal de Lisboa sobre o assunto.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

1ª Sessão À Roda da Mesa

Decorreu hoje a primeira de 8 sessões sobre alimentação.

Desta feita, o tema foi: O que comer durante as férias?
O que levar para a praia? Escolhas saudáveis. Os piqueniques. Receitas rápidas. As crianças e as férias.


Eu gostei do resultado! Conversa durante cerca de uma hora sobre um tema que interessa a muitos!
 Infelizmente faltaram as fotos. A conversa foi tão interessante que nos distraímos!
Tivemos limonada e chá frio para receber os assistentes. O que eu queria, conversar sobre as duvidas que por vezes surgem neste tipo de ocasiões foi conseguido!


Para a semana há mais! E uma vez mais relembro que as sessões são todas gratuitas!



quarta-feira, 21 de julho de 2010

À Roda da Mesa - A primeira sessão

Estou neste momento a preparar a primeira sessão do programa À Roda da Mesa.

Nestas sessões, falaremos de alimentação saudável e adequada a cada situação da vida. Sempre de forma descontraída.

Vão decorrer na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna - Junta de Freguesia de São Mamede - Lisboa.


Fica aqui o programa:

À Roda da Mesa


Venha à Biblioteca, à hora de almoço ou ao fim da tarde, sentar-se à roda da mesa para falar das suas questões sobre alimentação com a nutricionista Inês Gil Forte.


22 de Julho - 13 horas
O que comer durante as férias?
O que levar para a praia? Escolhas saudáveis. Os pic-nics. Receitas rápidas. As crianças e as férias.

29 de Julho - 13 horas
Receitas Saudáveis
Como tornar mais saudáveis as suas receitas de sempre, mudando alguns ingredientes, retirando gorduras saturadas, reduzindo na quantidade de açúcar ou sal e utilizando sempre os mesmos ingredientes, técnicas culinárias e tempos de cozedura mais saudáveis.

9 de Setembro - 19 horas
Comer bem fora de casa
As melhores opções quando se vai jantar fora.

16 de Setembro - 13 horas
Os pecados no supermercado
Como fugir às tentações no Supermercado. Quais as técnicas para evitar comprar o que não se deve. Leitura de rótulos alimentares. A escolha dos melhores alimentos e dos mais frescos.

22 de Setembro - 19 horas
Diga bom dia de pequeno-almoço tomado!
A melhor maneira de começar o dia cheio de energia. Qual a importância?

14 de Outubro - 13 horas
Entre as refeições, sem petiscar
A importância dos lanches. Bem-estar físico e psicológico. Melhorar o rendimento ao longo do dia. Evitar ataques de fome ao logo do dia. O que se deve e não deve comer.

18 de Outubro - 19 horas
Porque não engordam as francesas?
Pequenas técnicas para evitar o aumento de peso, mesmo quando se come o que é considerado demasiado calórico. A importância das quantidades.

28 de Outubro - 19 horas
Comer, beber e ser feliz!
Como sobreviver às festas! Porque as festas fazem parte da nossa vida, como aproveitá-las ao máximo sem ficar angustiado.

terça-feira, 13 de julho de 2010

À Roda da Mesa - Sessão de Educação Alimentar para Crianças

As crianças da Praia-Campo de São Mamede assistiram, no passado dia 12 de Julho, a uma sessão de Educação Alimentar com a nutricionista Inês Gil Forte, nas instalações da Junta de Freguesia. Foi com entusiasmo que participaram numa espécie de Jogo da Glória dedicado aos vários grupos de alimentos presentes na actual Roda dos Alimentos. Foi-lhes explicado que ter uma boa alimentação e praticar exercício físico são factores importantes para um bom desenvolvimento nestas idades. É muito importante que as crianças comecem a ter consciência disso desde cedo, porque é no seu grupo etário que se pode fazer muito para evitar que a prevalência da obesidade e de doenças associadas a uma má alimentação continue a aumentar no nosso país.



http://bcosmellisantanna.blogspot.com/2010_07_01_archive.html