sexta-feira, 13 de março de 2009

Boas Razões Para Quem Precisa de Perder Peso!

São muitas as vezes em que me perguntam “qual é o meu peso ideal?”…não sei…depende de caso para casa, de situação para situação.

Mas no caso de elevado excesso de peso, ou obesidade, muitas vezes uma “pequena” redução de 5-10% já é um grande objectivo!

Aqui ficam alguns exemplos de grandes benefícios de uma redução de peso deste tipo:

1. Redução de 25% em todas as causas de mortalidades nas mulheres
2. Se a pessoa sofrer de alguma patologia associada à obesidade, a perda de peso poderá reduzir a mortalidade em 20%, este valor é diferente no caso da diabetes e do cancro
3. Uma perda de peso de 5 Kg reduz o risco de desenvolvimento de diabetes em mais de 50%
4. Ainda na diabetes, uma perda de peso de 5% reduz a HbA1c (hemoglobina glicosilada) em 7% e a glicemia em jejum em 15%
5. Uma perda de peso de 10 – 20% em pessoas com diabetes tipo 2 pode normalizar o controlo metabólico e melhorar significativamente a esperança de vida.
6. Nas doenças cardiovasculares, a perda de peso reduz principalmente:
A hipertensão – uma perda de peso de 5 – 10 num hipertenso obeso, produz uma redução importante na HTA.
A hiperlipidemia – Cada kg de peso perdido reduz o colesterol total e LDL (mau colesterol) em 1%; aumenta o colesterol HDL em 1 - 2% (bom colesterol), reduz os trigliceridos em 2-3%.
A diabetes tipo 2 e insulino resistência – controla os níveis de glucose e a dislipidémia associada, reduzindo assim o risco de DCV,
Factores hemostáticos
Factores reológicos
7. No que toca aos problemas respiratórios, verifica-se uma melhora dos coeficientes gerais da função pulmonar, e da apneia de sono.
8. …..


Acima de tudo, é importante manter em mente que a perda de peso atingida, não deve ser recuperada.

Sem comentários: