sábado, 23 de julho de 2011

Oscilação de Peso - Resposta a Questão

Olá Inês, o meu nome é Bruno e tenho uma pergunta a fazer-te, como é que se mede a velocidade do metabolismo, é preciso exames ou é uma coisa que é facil de fazer? pois penso que que o meu é lento, tenho 36 anos, faço desporto intenso e como mais saudavelmente a 3 anos, vim dos 96kg para os 78/79 actualmente e consegui chegar ao nível de aparência que queria, tenho 1,87m de altura. mas quando abuso numa sobremesa ou durante uma semana como um pouco mais, o peso oscila de imediato,.

Olá Bruno!

Infelizmente o metabolismo não é uma medida de velocidade...O metabolismo representa o nosso consumo energético, para todo o nosso funcionamento.
Ou seja para tudo o que o Bruno desenvolve ao longo do seu dia.
Não existem formulas mágicas para o aumentar.
Quanto à sua medição, eu deixo um texto escrito por mim sobre o assunto.
Quanto à oscilação de peso, é natural que tal aconteça! Não se esqueça que por cada 500 Cal consumidas a mais durante uma semana é mais um Kg...



Quando realizamos as vossas pesagens um dos parametros ao qual tivemos atenção foi ao vosso gasto calórico em repouso, também conhecido por metabolismo basal.
Este gasto calórico, representa a energia que cada um de vós necessita para viver e é fundamental em todas as dietas de emagrecimento.
Depois de conhecida a quantidade de energia necessária para manter o vosso organismo num óptimo estado de saúde, é possível fazer ma restrição calórica para ajudar à perda de peso, tanto a nível alimentar como relativamente à vossa carga de treino.
Por outro lado, o total de de calorias de que cada um necessita para todas as actividades é conhecido por "consumo energético total". Basicamente, o nosso organismo gasta energia em todos os processos que realiza, como mastigar, caminhar, correr, ler,...
Quando pensamos nos componentes da energia consumida pelo organismo, através de alimentos e bebidas, resumem-se a três tipos de consumos:
  • Consumo Energético em Repouso ou Metabolismo Basal
  • Actividade Física
  • Efeito Termogénico dos Alimentos

    Metabolismo Basal

    O metabolismo basal é a fracção do consumo energético total destinado à manutenção das funções vitais do nosso organismo, como a respiração, circulação sanguínea, transmissão de sinais nervosos,...

    Nos adultos o metabolismo basal está relacionado com os tecidos livres de gordura, uma vez que o tecido adiposo é pouco activo em termos energéticos e bioquimicos. Para além disso, factores como a temperatura, a gravidez, a compisoção corporal, o sexo, o peso, estados febris, entre outros, afectam o metabolismo basal.

    Consumo Energético devido à Actividade Física

    A actividade física é o componente mais variável do consumo energético total e depende do peso, da intensidade e da duração do exercício físico e da eficácia do trabalho.
    A contribuição da actividade física para o consumo energético total é muito variável. Pode ir de 10% num individuo acamado a 50% num atleta.
    No entanto num individuo digamos normal, representa cerca de 20a 30%.


    Efeito Termogénico dos Alimentos

    A fracção mais pequena do consumo energético é o consumo energético utilizado na digestão, absorção, distribuição, utilização, excreção e armazenamento dos nutrientes.
    O efeito termogénico dos alimentos atinge um máximo cerca de uma hora após o inicio da digestão e desaparece praticamente passadas 4 a 6 horas. Relativamente ao consumo energético total, o efeito termogénico dos alimentos é bastante reduzido. Não ultrapassando os 10% do consumo energético total e com a composição e quantidade de comida ingerida.

    Bibliog:Nutrição Saudavel e dietas de emagrecimento, Clinica Universitária de Navarra, Everest Editora.

1 comentário:

turtle disse...

Entendido Inês, obrigado, estou mais esclarecido agora. Cumprimentos e continuação de um bom blog e aparições televisivas :)!!