quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fitoquimicos...

Desde sempre muitos de nós ouvimos dizer que é importante comer fruta e legumes! E realmente são bens essenciais…Essenciais para que possamos ter um aporte suficiente de fitoquímicos!

O que são fitoquimicos??

Os fitoquímicos são químicos protectores que existem naturalmente nos alimentos de origem vegetal (apenas nestes alimentos!). Estudos efectuados demonstraram que poderão existir cerca de 100 fitoquímicos diferentes apenas numa dose de vegetais.
Têm sido feitos vários estudos e está cada vez mais confirmado que, as pessoas que têm uma alimentação rica em fruta e legumes, e consequentemente em fitoquímicos, sofrem de menor incidência de várias patologias incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro.
Há centenas de fitoquímicos nos alimentos de origem vegetal sendo os mais conhecidos:

  • Os Carotenóides – Protegem das doenças cardiovasculares.

  • Os Fitoesteróis – Reduzem o colesterol da alimentação e deste modo baixam os níveis de colesterol no sangue.

  • O Licopeno – Protegem o nosso organismo de vários tipos de cancros, bem como de doenças cardiovasculares.

  • Os Flavonóides – Protegem o nosso organismo da inflamação, das reacções alérgicas e das infecções virais.

  • As Isoflavonas - Protegem o organismo contra doenças do coração e possivelmente contra o cancro da mama.

  • ……..
As fontes mais ricas destes protectores naturais são os alimentos de origem vegetal não refinados. Quer seja a fruta, os legumes, os cereais integrais, o feijão ou as oleaginosas, estudo após estudo continuam a revelar os benefícios protectores.
E se lhe fosse sugerido um método simples e eficaz para diminuir o seu risco de cancro em 50%?
Devido a vários factores por todo o mundo, o cancro tem-se tornado um dos maiores ladrões da saúde, da felicidade e da própria vida. Mais de 200 estudos científicos importantes, nos últimos 25 anos, mostraram que aqueles que comem mais alimentos de origem vegetal têm cerca de metade das probabilidades de virem a desenvolver ter cancro. O feijão de soja, por exemplo, e os seus derivados, como o tofu e o leite de soja, estão cheios de fitoquímicos protectores (isoflavonas, por exemplo). Estudos sugerem que diminuem o risco de muitos tipos de cancro, incluindo da mama, do cólon, do pulmão e do estômago.
Por exemplo…
Os vegetais de folha verde, como os espinafres, a couve verde escura, a nabiça e a alface verde escura, são ricos em fitoquímicos e antioxidantes. Eles protegem a retina e a córnea dos danos próprios da idade.
A densidade óssea é melhorada pela ingestão destes vegetais, ajudando a prevenir a osteoporose. O seu bom suprimento de vitamina K é uma das razões.

Os vegetais de folha verde também são uma grande ajuda na prevenção da perda de memória.
Os fitoquímicos encontrados nos cereais integrais, como o trigo, o arroz e a aveia, reduzem o risco de dois dos maiores assassinos do mundo – o cancro e as doenças cardiovasculares. Estes fitoquímicos estão concentrados na fibra e no gérmen – que são removidos no processo de refinamento. Por isso, o trigo refinado tem cerca de 200 a 300 vezes menos destes protectores! Podemos atingir o maior benefício para a saúde escolhendo cereais integrais e arroz integral.
A melhor estratégia é comer uma grande variedade de frutas, oleaginosas, cereais e vegetais, em vez de isolar apenas alguns. Assim tem se uma alimentação variada, não se enjoa um determinado alimento e obtemos todos os nutrientes e fitoquímicos necessários!

Sem comentários: