quinta-feira, 16 de abril de 2009

Menos Sal...Mais Vida...

Hoje encontrei um recorte do Publico de 5 de Dezembro de 2007.
O titulo é o seguinte:
Estudo realizado na Grã-Bretanha revela
Redução de sal e tabaco evitaria 13,8 milhões de mortes até 2015

Vou fazer salientar apenas a parte que se refere ao SAL...

Assim o que o (pequeno) artigo nos diz é o seguinte:
"Um total de cerca de 13,8 milhões de mortes poderiam ser evitadas e muitos milhões de euros seriam poupados até 2015, se se reduzisse o consumo de sal em 15 por cento e se fossem aplicadas medidas de controlo do tabaco. É esta a conclusão de um estudo divulgado hoje por uma equipa da fundação King"s Fund em Londres e que se baseia na luta da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra as doenças crónicas.

Reduzindo em 15 por cento o consumo de sal, através de pequenas alterações na alimentação diária, evitar-se-iam 8,5 milhões de mortes por doenças cardiovasculares, respiratórias, cancerígenas ou diabetes, nos 23 países analisados. Mas, segundo o estudo, publicado na revista The Lancet, não basta um esforço individual. É necessário que exista um esforço da parte da indústria alimentar e ainda uma campanha mediática que alerte a comunidade.

"Incitamos a indústria alimentar a trabalhar rapidamente no sentido de reformular os alimentos ricos em gordura, sal e açúcar (...) e a utilizar o poder da publicidade, marketing e promoção no apoio de hábitos saudáveis", apelam os autores do estudo.

À indústria farmacêutica pedem acessibilidade "aos medicamentos genéricos de baixo custo para o tratamento de doenças crónicas de alto risco, especialmente doenças cardiovasculares", e à sociedade em geral aconselham a consciencialização da ameaça destas doenças.

(...)"

Hoje começamos a ver um esforço mesmo a nível governamental para que as quantidades de sal adicionadas a alimentos como o pão sejam reduzidas.

Mas e em nossas casas? Será que a maioria da população portuguesa está sensibilizada para esta necessidade de redução?

E os alimentos produzidos em restaurantes nos quais o pessoal da cozinha não tem nenhuma formação relativamente a alimentação saudável ou até mesmo e apenas no que se trata do sal...
A maioria da população continua a gostar dos alimentos "saborosos" e não deliciosos!



Sem comentários: