sábado, 4 de abril de 2009

Obesidade....realmente doença!


Li há pouco o testemunho de alguém, que dizia que tinha alguns problemas na vida, incluindo excesso de peso, e mais à frente escreveu que ao menos tinha saúde...

Esse é um grande erro de muita gente, achar que ter excesso de peso ou obesidade é apenas um problema relacionado com a imagem, a dificuldade de arranjar roupa ou com os comentários que se ouvem por aí!


Ora...a obesidade ou o excesso de peso não dóiem directamente, não fazem coxear directamente ou qualquer outra coisa que se considere "doença" no senso comum... Mas a obesidade ou o excesso de peso representam muito mais do que isso!

Fala-se de uma patologia que dá origem não só ao coxear através das osteoartroses, como a dores de costas, mas também leva ao aumento do colesterol LDL, desenvolvimento de Diabetes Mellitus, hipertensão, cancros,............e mais um sem fim de problemas que não têm conta...

Daí, o que há a dizer é...para além de prevenir é muito importante TRATAR! e quanto mais cedo melhor...para não se tornar tarde demais!

No entanto não nos podemos nunca esquecer que falamos duma doença crónica! Que deverá ser tratada por especialistas, se possível numa equipa multidisciplinar!

No tratamento da obesidade não deverá nem pode haver espaço para dietas milagrosas, produtos "pseudo" farmacêuticos, ou "pseudo" profissionais de saúde. É algo lento e que necessita de muita paciência, persistência e força de vontade!

Sem comentários: