terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vantagens/desvantagens das conservas?

Em resposta a esta questão que me colocaram através da página do Facebook, vou dar a minha opinião sobre o assunto...

As conservas, que entretanto vão aumentar e muito o seu preço, são um grande "salva refeições" para muitos!

Cada vez são um recurso numa altura em que a vida é super atarefada, em que a disponibilidade para cozinhar é menor!

Hoje em dia, e aqui refiro-me às leguminosas e alguns legumes, lembro-me por exemplo dos espargos ou até do tomate, que conseguimos encontrar enlatados ou pré-confeccionados, por vezes com baixo teor de conservantes ou mesmo nenhuns, sendo a esterilização o método utilizado para a sua cozedura. Se tivermos atenção ao sal que estes alimentos possuem, muitas vezes também conseguimos alimentos com baixo teor de sal adicionado, ou até mesmo nenhum!
Nestes casos e caso os legumes sejam conservados apenas em água, poderemos utilizar parte, da água para fazer por exemplo sopa...

Já de entre os peixes, faço realçar o atum, hoje, também se encontra em conserva de água, ou as nossas tradicionais conservas de sardinha, polvo e afins, que durante muito tempo foram o sustento de muitas cidades nacionais e das quais cada vez menos nos lembramos. Aqui, deveremos ter mesmo atenção ao sal presente.

Já os embutidos, como o caso das salsichas e sendo na sua grande maioria de carne de porco, atenção, que tal como outra carne de porco deverá ser consumida com moderação!

Frutas enlatadas, aqui surge um problema, apesar de serem de fácil acesso, possuem grandes quantidades de açúcar! Por isso a moderação reina nestes alimentos!

Considero que estes alimentos, na época que atravessamos podem ser de grande importância! Não só pelo seu preço, que muitas vezes continua a ser mais baixo, como pela facilidade de utilização!

Sem comentários: