terça-feira, 20 de setembro de 2011

Iogurtes Magros na Gravidez...

 Deixo um artigo do Jornal Publico que achei francamente interessante...

Atenção refere-se apenas às grávidas e não à população em geral, mas no fundo, vem salientar a importância de um  acompanhamento adequado às futuras mamas aquando da gravidez por um nutricionista.

18.09.2011 -Por PÚBLICO



 Este terá sido o primeiro estudo a relacionar o consumo de iogurtes magros na gravidez com o aumento do risco de asma As mulheres que consomem iogurtes magros durante a gravidez podem aumentar o risco de os seus filhos virem a sofrer de asma, segundo um estudo que será apresentado num congresso em Amesterdão.


O estudo, que será apresentado a 25 de Setembro no congresso anual da European Respiratory Society, sugere que este risco se deve à falta de ácidos gordos que protegem o organismo.

A equipa de investigadores, coordenada por Ekaterina Maslova, da Harvard School of Public Health, analisou as dietas alimentares de mais de 70 mil mulheres dinamarquesas e das suas crianças, até aos sete anos de idade.

Assim, a conclusão a que os investigadores chegaram é que as grávidas que consomem iogurtes magros de fruta uma vez por dia têm mais probabilidades de que os seus filhos venham a desenvolver problemas de asma até aos sete anos, quando comparados com as crianças de mulheres que não comeram iogurtes magros. Além disso, as crianças daquelas mulheres são mais propensas a ter rinites alérgicas.

“Este é o primeiro estudo do género a relacionar o consumo de iogurtes magros, durante a gravidez, com o aumento do risco de asma e de rinite alérgica nas crianças”, disse a investigadora citada num comunicado da European Respiratory Society.

“São conclusões complexas. A falta de ácidos gordos nos iogurtes magros pode ser a chave para interpretar estes resultados”, comenta Ekaterina Maslova, citada pela BBC online. No entanto, a investigadora considera que ainda é cedo para tirar conclusões definitivas. “Precisamos replicar estes resultados em outros estudos”, considerou.

sábado, 17 de setembro de 2011

Você na TV - 16/09/2011

Porque os milagres para emagrecer não existem...
Porque temos que fazer um esforço...
Porque os alimentos têm muitos beneficios...mas não emagrecem...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mousse de Manga Light

Porque nem sempre temos que evitar os doces...e por vezes apetece variar...aqui fica uma receita um pouco light e super saborasa de mousse de manga:

  • 2 mangas maduras (ou uma lata de polpa de manga)
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 2 claras em castelo
  1. Fatie e bata as 2 mangas no liquidificador, acrescente o iogurte e a gelatina, dissolvida em um pouco de água morna.
  2. Coloque num recipiente e acrescente as claras em castelo e envolva
  3. Leve ao frigorífico e sirva frio.
E vai ver que fica bem bom...e diferente!
Não se esqueça que muitas vezes a mousse de manga leva leite condensado e/ou açúcar, por esse motivo atenção quando comer fora de casa, se o seu objectivo é ter cuidado com esse tipo de alimentos.

Lembram-se do rato do campo e do rato da cidade?

Ontem começou-se a falar, graças os Bastonário da Ordem dos Médicos, em taxar os fast-food...

Logo saltaram várias vozes em tom de critica...

É certo que o fast-food sem duvida, muitas vezes é mais barato que uma alface ou uma couve no supermercado...
Mas...
Penso que não pode ser desculpa para o seu consumo de forma desmesurada!
Não será muito importante incentivar o regresso ao campo?
Não será muito importante incentivar o desenvolvimento de hortas urbanas?
Não estaremos na altura de incentivar muitos dos desempregados que infelizmente não conseguem um trabalho para sustentar a familia a regressarem às suas terras de origem e lá começarem a desenvolver o seu próprio sustento?

Temos tanto por onde cultivar, temos um clima fantástico, temos o país perfeito para a agricultura e no fundo...é dos paises onde menos se vê agricultura quer intensiva quer particular!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Boas noticias para uma alimentação mais saudavel...

Ao que parece hoje, o Bastonário da Ordem dos Médicos, começou a falar em taxar todos os produtos "menos saudáveis"...
Para mim será uma excelente ideia!
Será uma boa forma de baixar muitos custos.
Não nos podemos esquecer que uma alimentação incorrecta não leva apenas ao desenvolvimento da conhecida obesidade, mas também a problemas tão comuns também em pessoas magras, como hipertensão, hipercolesterolémia, e umas quantas mais hiper...com origem no consumo desregulado de alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras.

Agora é espera  que tal ideia seja posta em prática, com pés e cabeça...não esquecendo croquetes, rissóis e até pasteis de nata!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Imposto da Batata Frita!

 Desde ontem que procurava a fantástica noticia que coloco abaixo...
Numa época em que sobem os mais variados impostos e os cortes aumentam, não será uma boa altura para implementar algo do género?
Sendo que...não nos deveríamos esquecer dos rissóis, croquetes e afins...
No fundo o estado ia poupar em medicamentos e tratamentos!

Hungria avança aumento de impostos para combater obesidade

Ontem às 19:58

 
O Governo húngaro vai mesmo avançar com um aumento de impostos para combater as elevadas taxas de obesidade da população.
Produtos que tenham taxas elevadas de gordura, sal e açúcar vai ser os alvos do chamado imposto das batatas fritas.
Para lá de combater a obesidade, o governo húngaro quer limitar os custos das doenças provocadas pela "fast food" no sistema de saúde.
A taxa começou, esta quinta-feira, a ser aplicada e significa 37 cêntimos a mais nos produtos em causa. Por ano, a receita esperada pelo Executivo é na ordem dos 70 milhões de euros.
TSF - Nuno Domingues

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acordo com Associação Vegetariana Portuguesa

Em Julho que realizei um acordo com a Associação Vegetariana Portuguesa, que tem como objectivo criar condições especiais para os sócios da mesma para consultas nos meus consultórios de Lisboa.


http://www.avp.org.pt/node/250