Testemunhos

 Testemunho Ana Sá...

Desde a primeira consulta que toda a minha vida se adaptou ao meu novo plano alimentar, de tal forma que, muitas vezes, já não me consigo recordar daquilo que antes era a minha alimentação.
Os chás, o pão de centeio, a sopa com feijão ou grão, o queijo fresco, os legumes, o meu doce uma vez por semana, são apenas exemplos do que agora é a minha rotina e o fantástico disto tudo é o facto não sentir falta (ou apenas esporadicamente) dos alimentos que faziam parte do meu dia-a-dia, e confesso que quando iniciei este percurso pensei que seria um sacrifício: ia passar fome, comer coisas que não me agradavam ou sequer me satisfizessem! Estava enganada...
Aprendi muita coisa, principalmente tendo em conta que considerava ser uma pessoa que até nem tinha muitos maus hábitos alimentares, e agora consigo perceber em que pontos exactamente é que errava e o porquê de não conseguir atingir o peso ideal sozinha.
Confesso que tive receio quando ouvi que tinha de fazer a sopa com feijão ou grão em vez da batata, achei que não ia gostar e ia ser um sacrífico comê-la. Para minha surpresa a sopa ficou óptima, não se nota diferença e a consistência é muito maior e do agrado de todos em casa. Outro exemplo de uma agradável surpresa foi o pão de centeio, achei que não ia ter sabor, etc, e é incrível como sabe tão bem e acompanhado do queijo fresco que eu já gostava antes (mas não utilizava muito) fica ainda melhor. O chá não era hábito, mas hoje faz parte de todos os meus dias e já não passo sem ele. O restante foi adaptar alimentos de que eu gosto ao meu estilo de vida e aprendi no meio de tudo isto uma coisa muito importante: nunca ter fome, nunca passar muitas horas sem comer (coisa que era um hábito antigo). Outra lição importante: sempre que tenho um jantar/almoço, festa ou casamento, aprendi a olhar para a mesa/ementa e fazer escolhas correctas e mais saudáveis (e eu que achava que nestas ocasiões só ia poder comer salada…) e controlar aquela vontade de ter de provar tudo (e em quantidades consideráveis) como antes acontecia.
    Assim, posso dizer que os resultados têm sido bons mas para mim o mais importante foi ter aprendido tudo o que referi. Posso dizer que aprendi a comer.
Obrigada Inês!

Ana Sá
Testemunho da Fernanda M...
Conheci a Inês através de um artigo que ela tinha escrito para a revista Sábado sobre “O que comer na praia”. Na altura procurava um nutricionista que me ajudasse a sair deste ” imbróglio”:

Em 2003/2004 pesava cerca de 70kg e fiz uma dieta acompanhada por um especialista que me fez perder cerca de 15 kg tendo atingindo um peso de 55kg. Com pequenas oscilações foi conseguindo manter o peso entre os 55kg e os 56kg.

No inicio de 2010 atingi os 60kg e comecei a sentir-me menos confortável com o meu corpo. Sei que não tinha excesso de peso, mas a verdade é que esses 4 kg - que eu considerava excessivos - tinham imensa influência no meu quotidiano: aumento de ansiedade, desanimo quando as calças do passado não serviam, irritabilidade, estar sempre a pensar em comida etc.
Mediante este cenário decidi fazer dieta em Fevereiro de 2010. Dieta “auto-receitada”, um misto entre o que já tinha feito no passado e as 1500 teorias de senso comum que por ai se ouvem…
Resultados? Nenhuns, oscilações de peso em gramas dentro dos mesmos valores +1kg, -1kg…Mais nervos e ansiedade, mais vontade de comer.

Estava visto que sozinha na ia lá. Depois de ler o artigo decidi “apostar” e marcar uma consulta. Aposta ganha !

A Inês contribuiu para que eu começasse (pouco a pouco) a descentrar-me do “quanto peso” e a tornar-me mais descontraída em relação a este tema. Deixei de me preocupar exclusivamente em perder os 4kg e passei (pouco a pouco) a preocupar-me em conhecer os alimentos, o seu valor nutricional, qual a altura do dia mais oportuna para os ingerir, como os confeccionar…

Esta mudança de paradigma (consequência não só das consultas mas também do acompanhamento que a Inês me foi dando à distancia) tranquilizou me…a ansiedade diminui…e a pressão para perder peso também.

E……. ooopsss pouco a pouco, menos centrada nesse objectivo, comecei a atingi-lo!

Recomendo a Inês como nutricionista, pela forma holística como pensa as consultas: preocupa-se em compreender as motivações e as rotinas do paciente criando planos “alimentares” que tem em conta vários aspectos (estilo de vida, personalidade, quotidiano).

Para além disso, é extremamente dedicada e disponível.
Acompanhou-me sempre de perto no período entre consultas, esclarecendo dúvidas, dando algumas dicas…enviando receitas maravilhosas e saudáveis para o e-mail.

São estes gestos que me fazem manter motivada e empenhada, querendo saber mais sobre os alimentos e sobre nutrição (eu que nem era fã de cozinha, estou completamente rendida as experiências culinárias e às receitas saudáveis. Passo mais tempo na cozinha e divirto me com isso.)

Para além de estar a atingir o objectivo (perder peso), estou a ganhar muitos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, que serão uma mais valia na gestão futura do meu peso e consequentemente na minha auto-estima e bem estar.

Obrigado Inês por todo o apoio, disponibilidade e conhecimentos partilhado (e pela tranquilidade devolvida;)).


Um testemunho de Guimarães...

Ola Dra. espero que esteja tudo bem consigo .
Desculpe la andar este tempo todo sem dar noticias mas infelizmente tenho tido uns tempos bastante atarefados o que me tem tornado difícil marcar a 2 consulta consigo .

De qualquer forma queria por la ao corrente de como estou .

Nao imaginava , que todo este sacrifício fosse dar frutos tão rapidamente como realmente aconteceu , imagine que nestes cerca de 2 meses emagreci quase 10 kg estou com o peso de pelo menos á 10 anos atrás .

Realmente foi surpresa enorme toda esta situação e olhe que como sabe ainda meteu 1 semana ferias pelo meio e consegui felizmente cumprir o programa à risca .

Neste momento estou com 82 kg nem pareço o mesmo .

Queria aproveitar esta oportunidade para lhe agradecer e realmente você é um nutricionista extraordinária , tem qualidades impressionantes .

Devo este resultado ás suas excelentes qualidades .

Muito obrigado mais uma vez .