quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bebidas desportivas...

Durante o exercício vigoroso, o volume plasmático cai e a osmolaridade plasmática aumenta provocando uma série de eventos fisiológicos que têm a finalidade de manter a função cardiovascular e permitir a continuidade do exercício.

No entanto, existe um limite no qual o corpo consegue manter a homeostase fisiológica durante o exercício em ambientes quentes. A partir deste momento, o corpo entra em fadiga e o exercício é interrompido ou encurtado. Caso a actividade continue alguns sintomas aparecem como exaustão, sincope, hipertermia.

Assim, a hidratação é um ponto crítico e determinante da capacidade de treino, competição e recuperação. Mesmo perdas pequenas de líquidos (de 1 a 2% do peso corporal) têm efeitos negativos sobre a performance. Um atleta que não repõe os fluidos perdidos no suor experimenta grandes impactos negativos em sua performance.
É comum os atletas subestimarem as perdas de líquidos através do suor e, como o mecanismo da sede é um indicador inadequado das necessidades de fluido, o indivíduo pode desidratar.


Recomendações:
  • O praticante de actividades físicas deve consumir líquidos a intervalos regulares de 15 minutos. O objectivo da reidratação é repor 100% do suor perdido.
  • Para se estimar a quantidade de líquidos perdidos o atleta pode se pesar antes e após a competição ou treino.
  • As bebidas desportivas apresentam algumas vantagens sobre a água pura para aquelas pessoas que necessitam repor grandes volumes. Não são mais rapidamente absorvidas (possuem concentrações adequadas de hidratos de carbono, facilitando o esvaziamento gástrico), encorajam o consumo voluntário (visto que geralmente possuem sabor agradável), e promovem rápida reidratação (possuem electrólitos que restauram o equilíbrio osmótico).

Sem comentários: