segunda-feira, 9 de maio de 2011

Será tudo uma questão de calorias?

Chegou o sol, e com ele a contagem constante de calorias para muitos!

Parece uma actividade que tem tantos adeptos como os grandes derbis de futebol, e que até inclui claques!
Na busca incansável para se obter o corpo perfeito, procuram-se os produtos light, os zero, e todos aqueles que pela sua aparecia parecem retirar ao corpo todas as gordurinhas ganhas ao longo dos meses de Inverno, que escondidos por baixo de camisolas e calças se foram instalando sem pedir permissão.

No entanto, são as calorias que nos dão energia para que o nosso organismo mantenha um bom desempenho, é esta fonte de energia, que alimenta o nosso motor que faz com que os milhões de células que nos compõem sobrevivam.

Para além disso, é nos alimentos que vamos buscar nutrientes essenciais para o bom funcionamento e desempenho do nosso organismo, ora vejamos, as fibras, os minerais, as vitaminas.

Se por um lado, sabemos de 100g de gelatina contém muito menos calorias que a mesma quantidade de um bolo, e que os efeitos produzidos por estes dois alimentos no organismo são completamente diferentes, temos 67cal contra cerca de 300... Muitos outros alimentos as contas não podem ser realizadas desta forma e devemos sempre ter em conta o organismo vivo que cada um de nós representa, sabendo que a quantidade energética de que cada um necessita é sempre diferente.
Temos que ter sempre em conta factores como o sexo, a altura, o peso, a hereditariedade, temos ainda a actividade física diária praticada por cada um...

Relativamente ao ultimo ponto, sabe-se que o estilo de vida moderno, nos leva a praticar cada vez menos exercício e até actividade física... Cada vez gastamos menos calorias de forma espontânea, e ao mesmo tempo, cada vez acumulamos gordura de forma mais rápida e fácil!


Assim, para a perda de peso ser feita de forma correcta, há que começar por aprender que alimentos nos trazem mais nutrientes e menos energia vazia!
E assim há que relembrar as bebidas alcoólicas, os doces, os açucares presentes em certos alimentos como o pão de forma, as bolachas, os bolos, as natas, e um sem numero de alimentos que podem ser referidos neste ponto! Temos ainda que pensar nos alimentos que mesmo com denominação light, diet,...são autênticos atentados a uma alimentação saudável e racional.

E ainda devemos sem qualquer duvida, ter cuidado com as quantidades que nos servem...porque ao longo dos últimos anos as doses têm vindo a aumentar!!!!

1 comentário:

Estrela disse...

Olá bom dia, eu tenho hipoglicemia e na Internet existem muitas contradições no que posso comer...queria perder uns 5 kg mas fico fraca e não consigo, desde a ultima crise que não aguento muito tempo sem comer!!!obrigada Peço desculpa de estar a fazer perguntas no blog mas deve ter sido uma enorme coincidência pois falei nisto hoje no meu blog!bjs