quinta-feira, 26 de maio de 2011

Intolerancia ao Gluten em Entrevista

Aqui fica a  entrevista que dei à Activa sobre intolerância ao Gluten e que saiu no suplemento "Activa Filhos" deste mês...



terça-feira, 24 de maio de 2011

Cores diferentes....

Quem disse que as cenouras têm que ser sempre cor de laranja?

No passado fim de semana comprei três tipos diferentes de cenouras biológicas.

É engraçado como cada uma delas tem um sabor tão diferente da outra...Aqui fica a foto!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Uma Semana a Comer....

Hoje deixo-vos o link para o artigo em que participei que está na Sábado Online...

http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/Gourmet/Fotogaleria-%283%29.aspx

Boas leituras!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Resposta a duvida...

Estrela disse...
Olá bom dia, eu tenho hipoglicemia e na Internet existem muitas contradições no que posso comer...queria perder uns 5 kg mas fico fraca e não consigo, desde a ultima crise que não aguento muito tempo sem comer!!!obrigada Peço desculpa de estar a fazer perguntas no blog mas deve ter sido uma enorme coincidência pois falei nisto hoje no meu blog!bjs Olá Estrela, Exactamente por ter crises de hipoglicémia tem que comer muito frequentemente, mas não veja nisso um problema! Antes pelo contrário! Se comer pouco e várias vezes ao dia, irá comer menos durante as refeições principais e a sua glicémia estará controlada! Agora o que não deve comer... Alimentos ricos em açucares simples, como os bolos, os doces, o pão branco, as bolachas, refrigerantes,... O que deve comer, alimentos ricos em fibra e hidratos de carbono complexos, como pão de centeio ou broa de milho, grão, feijão, lentilhas, fruta com casca, gelatina, iogurtes,,....No fundo o que chamamos alimentos de baixo índice glicémico Existem uma série de alimentos fantásticos e saudaveis que deve comer, no entanto o que é necessário é adequar as quantidades e as junções ao seu dia a dia e ao seu organismo. Obrigada pelo seu contacto.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vitamina A

Ontem, durante um workshop na Feira do Livro, sobre o livro - Alimentação Vegetariana para bebés e crianças, da Gabriela Oliveira - perguntaram-me se um dos problemas que advém da prática de uma alimentação vegetariana é a carencia de Vitamina A...

Parece que é mais um dos "boatos" que se tem espalhado...

Mas a resposta foi um NÃO com letra bem grande.

Porquê? Porque é exactamente nos vegetais que existe grande quantidade de vitamina A...

Quais são então as principais fontes de vitamina A?

· Abacate
· Abóbora
· Acelga
· Brócolos
· Alfafa
· Caju
· Cenoura
· Espinafre
· Mamão
· Manga
· Melão
· Pêssego
· Fígado de aves e outros animais
· Salsa, etc.

Desta listagem podemos verificar que realmente a fonte de animal de Vitamina A é muito escassa...

Será tudo uma questão de calorias?

Chegou o sol, e com ele a contagem constante de calorias para muitos!

Parece uma actividade que tem tantos adeptos como os grandes derbis de futebol, e que até inclui claques!
Na busca incansável para se obter o corpo perfeito, procuram-se os produtos light, os zero, e todos aqueles que pela sua aparecia parecem retirar ao corpo todas as gordurinhas ganhas ao longo dos meses de Inverno, que escondidos por baixo de camisolas e calças se foram instalando sem pedir permissão.

No entanto, são as calorias que nos dão energia para que o nosso organismo mantenha um bom desempenho, é esta fonte de energia, que alimenta o nosso motor que faz com que os milhões de células que nos compõem sobrevivam.

Para além disso, é nos alimentos que vamos buscar nutrientes essenciais para o bom funcionamento e desempenho do nosso organismo, ora vejamos, as fibras, os minerais, as vitaminas.

Se por um lado, sabemos de 100g de gelatina contém muito menos calorias que a mesma quantidade de um bolo, e que os efeitos produzidos por estes dois alimentos no organismo são completamente diferentes, temos 67cal contra cerca de 300... Muitos outros alimentos as contas não podem ser realizadas desta forma e devemos sempre ter em conta o organismo vivo que cada um de nós representa, sabendo que a quantidade energética de que cada um necessita é sempre diferente.
Temos que ter sempre em conta factores como o sexo, a altura, o peso, a hereditariedade, temos ainda a actividade física diária praticada por cada um...

Relativamente ao ultimo ponto, sabe-se que o estilo de vida moderno, nos leva a praticar cada vez menos exercício e até actividade física... Cada vez gastamos menos calorias de forma espontânea, e ao mesmo tempo, cada vez acumulamos gordura de forma mais rápida e fácil!


Assim, para a perda de peso ser feita de forma correcta, há que começar por aprender que alimentos nos trazem mais nutrientes e menos energia vazia!
E assim há que relembrar as bebidas alcoólicas, os doces, os açucares presentes em certos alimentos como o pão de forma, as bolachas, os bolos, as natas, e um sem numero de alimentos que podem ser referidos neste ponto! Temos ainda que pensar nos alimentos que mesmo com denominação light, diet,...são autênticos atentados a uma alimentação saudável e racional.

E ainda devemos sem qualquer duvida, ter cuidado com as quantidades que nos servem...porque ao longo dos últimos anos as doses têm vindo a aumentar!!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Suplemento Activa Maio 2011

Fica em baixo uma página do suplemento de beleza da revista Activa deste mesmo no qual participei como nutricionista.

Leiam o suplemento completo em que cada secção se aplica a cada idade...