sábado, 24 de março de 2012

Leite de Vaca...ou bebida de soja...resposta a questão!

    • Olá Dra. Inês


      (...)


      Entretanto estive a ler alguns dos posts do blog e não consegui encontrar a resposta a uma questão muito badalada e que hoje se debateu entre mim e alguns colegas num dos intervalos entre treinos e nos quais aproveitamos para debater algumas ideias...o que debatemos hoje foi "o que beber, leite de soja ou leite de vaca?" Também já tive a ver outros blogs e sites mas não consegui achar nada em concreto e nada que tenha alguma base para podermos ter a certeza do que está escrito...gostava entao se possível que me desse a mim e aos meus colegas algumas luzes do que pensa acerca do assunto

      Um beijinho e continuação de bom trabalho

    • Olá Tomé!

      Como está?

      Bem quanto à questão que me coloca...é uma pergunta muito difícil de responder, acredite!

      A meu ver...
      O leite de vaca tem algumas desvantagens:
      1- É muito rico em lactose, o seu açúcar, relativamente ao qual, muitos de nós somos intolerantes ou até mesmo alérgicos. O que causa más digestões, inchaços,...deve ser por esse motivo evitado antes da prática de qualquer exercício físico.
      2- É rico em gordura saturada, principalmente o meio gordo e o gordo.
      3 - Apesar de ser proibido, e eu própria já tive algumas discussões com veterinários sobre o assunto, eu penso que deve ter bastantes antibióticos e medicamentos, que são dados às vacas, tal como nós sabemos.

      Por sua vez, se consumirmos iogurte, a lactose, por exemplo é processada e deixa de ser "prejudicial"

      As bebidas de soja, por sua vez:
      1- Possuem maior quantidade de gordura/100ml que o leite de vaca. Apesar de não ser gordura saturada, a qual, como sabemos, leva ao aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos, no caso de pessoas em que seja necessário controlar o peso, também não é vantajoso.
      2- Apesar de não possuir Lactose, possui sacarose, o que também pode não ser 100% benéfico.
      3- A apesar de muitos serem suplementados com vitamina D e cálcio, será que os mesmos são devidamente absorvidos e aproveitados?

      Assim, a meu ver, se o objectivo é o consumo de cálcio, vitaminas,...
      Nada como o iogurte e o queijo, como lacticínios e as couves, as oleoginosas, e muitos vegetais como fonte de cálcio.
      Para a vitamina D...o importante é apanhar sol!
      Mas directa ao assunto...leite de cabra...ehehe...ao menos não podem ser produzidas em série!


Sem comentários: