segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Porque vale a pena tomar conta das nossas crianças?

Mais uma vez é publicado um estudo e artigo, que revela a importância dos cuidados a ter com a obesidade infantil...



Não apenas pelos problemas físicos (visíveis) e psicológicos (invisíveis à primeira vista) que tal acarreta, mas por pequenos pormenores que fazer uma grande diferença no seu dia a dia!

"Um estudo revelou que crianças obesas estão mais propensas a ter o paladar menos apurado. Cientistas alemães examinaram o paladar de 99 crianças obesas e 94 com peso normal, cuja idade média era de 13 anos, pedindo que tentassem identificar sabores em tiras de papel filtro e distinguissem entre doce, azedo, salgado, umami e amargo. Também foi pedido que as crianças avaliassem a intensidade dos sabores usando uma escala de 5 pontos.

As meninas saíram-se melhor que os meninos em distinguir os sabores e os mais velhos obtiveram pontuação melhor que os mais novos. Não houve diferenças entre etnias. A pontuação média das crianças obesas foi de 12,6, e das crianças com peso normal, 14,1, numa escala de 20 pontos – diferença significativa em termos estatísticos.

Numa escala de intensidade, todas as concentrações de sabor eram menos intensas para as crianças obesas.

«Acreditamos que é importante, principalmente para as crianças pequenas, experimentar sabores variados para estimular o paladar», afirmou Johanna Overberg, principal autora do estudo e pediatra do Hospital Infantil Charite, de Berlim. «É possível conseguir isso fazendo com que a criança experimente mais cedo e mais vezes alimentos diferentes.»

No Archives of Disease in Childhood, os autores afirmam que a razão para esta associação não está clara, mas sugerem que talvez a hormona leptina afecte tanto o peso corporal quanto as papilas gustativas."

Sem comentários: