quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sumos....refrigerantes....etc etc e tal...

Vou partilhar com os meus leitores um artigo que achei bastante interessante.
Eu sou bastante a favor dos chás e do cafe como bebidas para o dia a dia...quando a água não é bem o sabor que apetece na altura.

E bastante a desfavor do consumo exagerado de bebidas como sumos concentrados, açucarados ou refrigerantes.

À refeição sou completamente contra! Ai nada como um bom copo de agua ou vinho.

Ora o artigo que coloco abaixo demonstra bem o mal que os sumos e refrigerantes em excesso nos podem fazer!

Uma pesquisa sugere que adultos que consomem bebidas açucaradas ou «diet» têm um risco maior de ter depressão. Já quem tem o hábito de tomar café puro apresenta um risco ligeiramente mais baixo de desenvolver a doença.

Os resultados serão apresentados na 65ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, programada para o dia 16 de Março.

O estudo envolveu 263.925 pessoas com idades entre 50 e 71 anos. Os cientistas, coordenados por Honglei Chen, dos Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA, avaliaram o consumo de bebidas como chá, refrigerante, café e sumo de fruta pelos participantes no período de 1995 a 1996.

Cerca de dez anos depois, a equipa perguntou aos participantes se eles tinham sido diagnosticados com depressão a partir do ano 2000. Um total de 11.311 diagnósticos da doença foram relatados.

Pessoas que bebiam mais de quatro latas ou copos de refrigerante por dia tiveram 30% mais risco de ter depressão em relação a quem não tinha o hábito de consumir a bebida.

Aqueles que costumavam beber quatro latas de sumo de fruta adocicado por dia tiveram 38% mais probabilidade de ter depressão do que os que não consumia esse tipo de bebida.

De acordo com os cientistas, o risco foi maior para quem consumia refrigerantes, sumos e chás «diet».

O estudo ainda concluiu que pessoas que bebem quatro chávenas de café por dia têm 10% menos propensão à doença em relação a quem não consome a bebida.

Segundo Chen, diminuir a quantidade ou cortar as bebidas açucaradas ou «diet», ou ainda substitui-las por café sem açúcar, pode ajudar a reduzir o risco de depressão.

«Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados, e as pessoas com depressão devem continuar a tomar medicamentos prescritos pelos seus médicos», alertou o médico.

1 comentário:

Shadows disse...

Um blogue 5 estrelas! Vamos segui-lo, para bem da nossa saúde!
Parabéns Inês!