quarta-feira, 27 de maio de 2009

Em dias de calor...nada como beber água...muita água!


Hoje voltou o calor a sério!!!
Péssimo para quem tem que andar de um lado para o outro all day long.

O mais chato de tudo, a desidratação constante. Quanta água não perdemos ao longo destes dias em que à sombra estão mais de 30ºC?

Para repor essa mesma água nada como beber água constantemente (não são sumos, nem refrigerantes, nem chá, nem café!).

Posso dizer que por esta hora já foram cerca de 2,5l de água....não por obsessão, mas porque senti real necessidade...

domingo, 24 de maio de 2009

E se tirasse o pacote de açucar do café da manhã?

Muitas vezes pensa-se que para perder 1o Kg num ano é quase uma missão impossível...MAS...

Por vezes basta retirar o refrigerante do lanche, uma tabelete de chocolate, o(s) pacote(s) de açúcar do café,... e já estamos a retirar uma grande quantidade de calorias da alimentação e assim a perder peso!

Como saber o peso que se perde ao retirar apenas um dos alimentos hipercaloricos do dia alimentar?

Fácil...basta dividir-se o valor calórico do alimento por 20 e já está!
Por exemplo 1 lata de Coca Cola normal - 137 Kcal.
Se dividirmos por 20...temos ao fim de um ano menos 6,85Kg...

Parece pouco...mas...requer tão pouco esforço!
É claro que estas contas não são exactas, mas...Vale a pena!

domingo, 17 de maio de 2009

O estigma dos menos 50%


Cada vez é maior o numero de pessoas que procuram a "Pílula Mágica" para a perda de peso... Esta semana, numa raríssima tarde de filmes na televisão portuguesa, apercebi-me que grande parte do tempo dispensado para publicidade nos enormes intervalos, é dedicado a comida com metade da gordura, doces com um quarto dos açucares, e produtos de emagrecimento... Ainda mais impressionada fiquei quando até os alimentos considerados tradicionalmente como excessivamente calóricos para crianças agora já são feitos com metade da gordura... É francamente impressionante como até as crianças de hoje vão crescer com o estigma do "tem metade de ...., por isso é extremamente saudável e faz crescer"! E aprender a comer como deve de ser e começar a fazer exercício físico? Comer um doce uma vez por mês nunca matou ninguém...agora todos os lanches e pequenos almoços é outra conversa!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cálcio...leite ou iogurte?

Como todos sabemos, é um alimento previligiado para a obtenção de cálcio e por sua vez para o crescimento ósseo...
Na idade adulta, ajuda a prevenir a descalcificação óssea e consequentemente doenças como a osteoporose...

...No entanto para favorecer a fixação do cálcio nos ossos, é inútil abusar dos produtos lácteos.

É necessário o consumo de cálcio de origem vegetal (nozes, amêndoas, legumes, as famosas couves portuguesa ou galega,....) e alimentos ricos em vitamina D (peixes gordos, ovos,...).

No entanto para produzir vitamina D, não há nada como umas boas caminhadas ao sol (não ao meio dia de Agosto!) e nós próprios a produzimos!

No entanto nunca esquecer...reduzir o consumo de carnes gordas, charcutarias e sal de mesa, que vão ajudar a reduzir a absorção do cálcio.

Não posso deixar de dizer...que os iogurtes são uma fantástica fonte de cálcio...uma vez que entre outros factores, apresentam uma maior biodisponibilidade, ou seja está presente numa forma que é mais facilmente absorvida pelo organismo o que se deve à relação com outros minerais presentes no iogurte e ao pH ácido que este apresenta.



sexta-feira, 8 de maio de 2009

A importância da Persistência e da Paciência

Esta semana recebi uma mensagem à qual achei piada e que não resisti a colocar aqui.

Quem ma enviou foi a Joana, uma senhora que não conheço pessoalmente, mas com a qual há uns meses tenho trocado umas impressão via mail.

Esta semana após lhe ter enviado um mail basicamente para sabe como a Joana estava...enviou-me como resposta o que coloco abaixo...
O que está escrito em si não é muito importante...mas a motivação que a Joana tem ganho nos últimos tempos é fascinante! E algo que eu gostaria de partilhar!

"Olá Inês... ando muito atarefada... o que acaba por me distrair... já estou a tomar o magnesio e parece que ando menos descompensada :) Como ás vezes continuo a cometer os meus pecadinhos alimentares, optei por me vingar no exercício físico que estou a adorar e a viciar-me, não noto grande diferença de peso já perdi o tal kilito que me tinha "descompensado" o cérebro :) mas onde noto muita diferença é no corpo em geral (não abano tanto) estou mais tonificada... mais riginha, já não me canso com facilidade, respiro melhor, durmo melhor... logo o meu humor está melhor. Acho que o truque está na persistência e na paciência... agora já percebo isso."

Tal como eu fiz sublinhar no texto da Joana, o mais importante não é a rapidez...mas sim a paciência e a persistência!

Há que fazer notar que a Joana tem mais uns "kilitos" do que o que refere no texto para perder...mas já ganhou força de vontade e acima de tudo, já percebeu a importância que a mudança na alimentação e a actividade física têm em todo este processo de perda de peso...ou melhor gordura!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Suplementos Alimentares...


Cada vez mais nos habituamos a utilizar suplementos alimentares, seja para o que for, quer seja por uma carência, quer seja para reforço.

Estão facilmente ao nosso alcance, em qualquer farmácia, parafarmácia ou ervanária e por vezes esta facilidade de obtenção, leva-nos a pensar que estes produtos são isentos de qualquer risco...

No entanto, em Portugal e ao contrário do que acontece nos EUA, não existe nenhuma entidade que certifique a segurança e eficácia dos suplementos, bem como os padrões de potência e dosagem.
Não são feitos estudos cuidados sobre a eficácia dos suplementos, nem existe uma autorização de venda, tal como acontece com os medicamentos.

Ao tomar qualquer tipo de suplementos nunca nos podemos esquecer da possível interacção que estes possam ter com medicação, doenças cardiovasculares, perda ou ganho de peso, ou até a presença de substâncias proibidas nos suplementos para desportistas.

Assim nunca esquecer verificar se está presente no rótulo:

  • Menção da designação dos nutrientes ou substâncias que caracterizem o produto;
  • A dose diária recomendada (DDR) do produto;
  • A advertencia de que não deve ser excedida a dose diária recomendada;
  • A indicação de que os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variados;
  • Uma advertência de que os suplementos alimentares devem ser guardados fora do alcance de crianças.
Tenho ainda que fazer salientar os primeiros paragrafos do Decreto-Lei n.o 136/2003
de 28 de Junho:
Um regime alimentar adequado e variado, em circunstâncias normais, fornece a um ser humano todas as substâncias nutrientes necessárias nas quantidades estabelecidas e recomendadas por dados científicos ao seu bom desenvolvimento e à sua manutenção num bom estado de saúde.
Todavia, esta situação ideal não está a ser alcançada em relação a todas as substâncias nutrientes nem a todos os grupos populacionais devido, designadamente, ao estilo de vida.
Os consumidores podem, no entanto, optar por complementar as quantidades ingeridas de algumas substâncias nutrientes através do consumo de suplementos alimentares.
Por isso, tem-se verificado a existência de um número crescente de produtos comercializados como géneros alimentícios que constituem uma fonte concentrada de substâncias nutrientes, as quais são apresentadas como complemento aos nutrimentos ingeridos num regime alimentar
normal.

http://dre.pt/pdf1sdip/2003/06/147A00/37243728.PDF

http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16100/0558405585.PDF