segunda-feira, 24 de outubro de 2011

As nossas castanhas...

Com a chegada do Outono (parece que desta é que é...)... chega aquela altura do ano em que cheira a castanha assada pelas rua...

Começam a chegar os magustos, e muitas refeições são acompanhadas por castanhas...
E porque não?

tal como aconteceu com outros alimentos, muitas vezes em consulta colocam-me esta questão..."A castanha engorda?"

Claro que em excesso, tal como acontece com muitos outros alimentos (não serão todos?), engorda, no entanto, nas quantidades certas e nas alturas adequadas, são um fruto fantástico! Se assim não fosse, os nossos antepassados não teriam feito da castanha uma das suas bases de alimentação!

O que eu costumo dizer é...em substituição da batata, arroz ou outra fonte de hidrato de carbono, perfeito!

Em acréscimo, como acontece muitas vezes...Já é demais!

Comam de tudo...mas sempre com moderação!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

Comemorou-se ontem o Dia Mundial da Alimentação...

Vários temas têm sido falados pela comunicação social sobre o assunto, desde a obesidade à carência alimentar, o que nos coloca a todos em alerta...

No entanto, pense um pouco em si, e tente compreender como pode melhorar a sua alimentação e a dos que estão à sua volta...

Através da alimentação que pode melhor muito a sua saúde, prevenir várias doenças, fisicas e psiquicas.

Se necessário peça ajuda...a Nutrição não serve só para emagrecer, mas sim para melhorar os estilos alimentares de cada um! Por forma a tornar-nos cada vez mais saudáveis!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atenção às quantidades....



Uma parte importante para a manutenção do peso saudável ou para a perda de peso, está relacionada com o tamanho das porções dos alimentos e bebidas que ingerimos.

Todos nós sabemos, porque é tema comum na comunicação social, que nos últimos anos as porções dos alimentos que nos são oferecidas fora de casa têm vindo a aumentar. No entanto deixa-mo-nos ir ao sabor da maré e nada fazemos contra e assim, vamos acumulando calorias sem sabermos muito bem como...mas no fundo é isso que acontece...


Não se lembra dos pacotes de pipocas em forma de cone?

Talvez as imagens que vos deixo abaixo lembrem qualquer coisa...é acima de tudo chamem à atenção para qualquer coisa...

Na imagem acima, são apresentadas os vários tamanhos de uma das mais internacionais cadeias de “cafés”...repare que o novo copo com 916 ml leva um maior volume que o volume original do próprio estômago!

Tal como acontece quando falamos deste tipo de bebidas que cada vez “crescem” mais, são muitas as imagens que nos vão mostrando na imprensa sobre o aumento do tamanho de vários alimentos e consequentemente o do estômago...e o nosso tamanho...sem muito esforço...apenas com o dia-a-dia!



Também as imagens acima demonstram bem a evolução calórica ao longo dos anos...

No entanto, e onde o problema está realmente instalado, é no facto de em todo o lado, incluindo em muitas casas e nos locais onde comemos diariamente as porções também terem aumentado.

Qual é a quantidade habitual de arroz ou de carne ou de molho,....que coloca no prato?
Não basta dizer eu só como assim ou eu não toco em molho!

Muitas vezes, é nas quantidades e nas repetições que está o segredo!


Porque é um assunto que realmente está na berra, porque é algo que tem sido muito discutido...vários têm sido os estudos realizados sobre o tema.

Aqui fica um:

O aumento da obesidade nos últimos 30 anos coincidiu com o aumento do tamanho das porções de alimentos dentro e fora de casa, especialmente em estabelecimentos de fast food. O objectivo deste estudo foi determinar o aumento do tamanho das porções de alimentos consumido nos Estados Unidos por localização e fonte de alimentos. Foram analisados dados de 63.380 indivíduos incluídos no Nationwide Food Consumption Survey (1977 a 1978) e Continuing Survey of Food Intake by Individuals (1989 a 1991, 1994 a 1996 e 1998). Foram analisados para cada ano de investigação, o tamanho da porção média consumida de alimentos específicos (salgados, sobremesas, refrigerantes, sucos, batata frita, hambúrguer, cheeseburgers, pizza e comida mexicana) por localização (casa, restaurante e fast food). Os resultados mostraram que o tamanho da porção variou por alimento, com maior consumo em estabelecimentos de fast food e pouco consumo em restaurantes. De 1977 a 1996, o tamanho da porção aumentou tanto dentro como fora de casa para todas as categorias, excepto pizza. A ingestão alimentar e o tamanho da porção de salgados aumentou 93 cal (28,4 para 45,4 g), refrigerantes 49 cal (387,4 para 588,4 ml), hambúrguer 97 cal (161,6 para 198,4 g), batata frita 68 cal (87,9 para 102,1 g), e comida mexicana 133 cal (178,6 para 226,8 g). Em conclusão, o tamanho da porção e a ingestão alimentar para alimentos específicos aumentaram acentuadamente acompanhado do aumento de alimentos consumidos em estabelecimentos de fast food e em casa.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Produtos para culinária à base de soja.

É cada vez mais frequente, em consulta as minhas clientes colocarem questões sobre o produtos de soja. Bebidas, cremes de barrar, cremes de culinária,...
Usualmente denominados por leite, manteiga, natas,...de soja.

Os produtos em si, não são maus.
Principalmente tendo em conta as sua composição em gorduras - pobres em gordura saturada e ricas em gordura insaturada e poliinsaturada.

No entanto, a grande confusão que se tem criado é que apesar de não ter a mesma quantidade de gorduras saturadas que por exemplo as natas de leite de vaca, ou até ser mais baixo em termos calóricos, convém ter atenção às quantidades! Em excesso também engorda!

Aqui, tal como em tudo na alimentação...na moderação é que está o segredo!