segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Caldo para nos proteger das gripes de outono (que começa hoje, dizem...)


Dizem os jornais que hoje o Outono...e com isso a procura de receitas de para ajudar o nosso sistema imunitário a melhorar nossas defesas nos meses que se seguem...
Aqui fica a receita de um caldo excelente para esta altura do ano:

Ingredientes
- 1 dente de alho
- 1 cebola picada
- 2 col. (sopa) de azeite extra virgem
- 500 ml de água
- 4 col. (sopa) de quinoa
- 1 xíc. (chá) de cogumelos (Shiitake ou Shimeji)
- 4 col. (sopa) de miso
- ramos de alecrim e pimenta a gosto

Modo de Preparação
Numa panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione a água e a quinoa e deixe cozinhar até a quinoa amolecer. Acrescente os cogumelos, deixe cozinhar mais um pouquinho, desligue e só então acrescente o miso, a pimenta e o alecrim.


Variações: Acrescente legumes e folhas verdes escuras.

Obs.:
A Quinoa é um alimento de alto valor nutricional devido aos aminoácidos (AA) essenciais presentes. Os aminoácidos essenciais são aqueles (AA) que nosso corpo não produz e por isso temos que os ir buscar à alimentação. As principais fontes desses aminoácidos são alimentos de origem animal, daí que as proteínas animais sejam consideradas proteínas completas e de alto valor biológico. Ao optar por fontes proteicas de origem vegetal e de alto valor biológico como a quinoa, existe a vantagem de não aumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes nas fontes animais e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Outra vantagem da quinoa é que ela é isenta de glúten, ou seja, é uma boa opção para darmos um descanso à farinha de trigo tão consumida.

Os Cogumelos também são fontes de aminoácidos essenciais. Os Cogumelos do tipo Shiitake e Shimeji, graças a uma substância chamada lentinan, fortalecem o Sistema Imitário na preveção do cancro, de gripes...

O Miso é um produto fermentado produzido a partir de uma mistura de soja, arroz e sal marinho. É também boa fonte de aminoácidos essenciais e um excelente desintoxicante dpara o nosso organismo, além de ajudar na reconstituição da flora intestinal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá...

Dá uma espreitadela no meu blog ;)
www.ocantinhodamimi.blogspot.com

Beijos*