quarta-feira, 16 de junho de 2010

Controle a vontade de comer doces

Este combate tem que ser diário (!!!!!) e começar aos poucos, sem radicalismos - não vale a pena tentar a 15 dias de ir para a praia compensar os erros deste longo inverno...tudo deve ser feito com moderação!
Para não deixar que um plano de reeducação alimentar vá por água abaixo, a dica é afastar o pensamento negativo e não cogitar a possibilidade de abandonar a sua meta, seja ela equilibrar o ponteiro da balança ou seguir um plano alimentar mais saudável.
Alguns estudos apontam que o chocolate e outros tipos de doces provocam sintomas semelhantes à dependência das drogas, como sensação de bem-estar seguida de sentimento de culpa. Por outro lado, tal associação ainda não pode ser encarada como conclusiva, já que a falta de doces não acarreta outros problemas notados no uso de drogas, como no caso de sua abstinência.

Deixando o pretexto da dependência física do açúcar de lado, invista em atitudes práticas para afastar a vontade. Se você tem o hábito de consumir doces diariamente, cortar a ingestão de vez não é uma boa idéia. Isso pode gerar uma sensação de privação excessiva, aumentando o risco de descontrole e levando à desistência do objectivo.

Aqui ficam algumas dicas para driblar a vontade de comer doces:

1) Diminua a ingestão aos poucos:
se você tem o hábito de ingerir açúcar todos os dias, passe a consumi-lo cinco vezes por semana. Reduza a rotina gradativamente, até atingir a meta de comer doce apenas uma vez por semana.

2) Faça um diário alimentar:
registre os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, para identificar com que frequência e o volume de doces que consome.

3) Opte por alimentos menos calóricos e que apresentem nutrientes mais saudáveis. Substitua o chocolate do lanche da tarde por uma fruta ou por uma barrinha de cereais.

4) Faça substituições inteligentes: as frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces. Gelatinas também podem matar a vontade das sobremesas.

5) Não faça nenhum tipo de erro alimentar
: não salte refeições ou diminua as porções para, mais tarde, saborear uma farta sobremesa. Essa atitude só faz leva a um aumento da fome, favorecendo o descontrole alimentar.

6) Evite o armazenamento de tentações:
se a vontade for irresistível, coma apenas uma porção do seu doce preferido. Não faça armazém na despensa para não aumentar a tentação.

Sem comentários: