terça-feira, 21 de junho de 2011

Aumentar o metabolismo!

Hoje, comemora-se o solesticio de Verão e com ele...para a grande parte das mulheres e dos homens, aparece uma enorme vontade/necessidade de ficar em forma.
Nesta altura, todas as "fórmulas mágicas" para perder peso e ficar mais musculado, têm vindo a ser redescobertas (desde o ano passado) e melhoradas...mas existem sempre algumas dificuldades que se atravessam na frente...

Um dos grandes objectivos de muita gente, é aumentar o chamado metabolismo, e não são poucas as vezes em que me perguntam em consulta, se será possível eu aconselhar algum "comprimido milagroso" para aumentar o tal metabolismo...

A triste verdade é que tal não existe...e para piorar um pouco a questão, a taxa metabólica (o número de calorias que gastamos por dia) diminui com a idade,  cerca de 1 por cento por ano depois dos 30.


Mas existem várias coisas que pode fazer para evitar esta desaceleração metabólica e que não são propriamente "pílulas mágicas" de metabolismo.
Para já, sabemos que a composição corporal, é determinada pela genética, dieta e actividade física, e este facto é deveras importante, porque demonstra que até certo ponto (dentro dos níveis do racional) não há muito a fazer...


 Mas mesmo assim há sempre algo a fazer! Aqui ficam algumas ideias sobre como aumentar o metabolismo?
 
1. Construir o músculo. Já que a gordura é queimada nos músculos, há que activar e desenvolver as fibras musculares.  

O treino com pesos aumenta a massa muscular, o que aumenta a quantidade de calorias que seu corpo utiliza, mesmo quando está em repouso.  
Para além do mais, quando há menos gordura no seu corpo (e músculos), o sangue circula melhor assim a energia será distribuída pelo organismo com menor dificuldade e não terá que ingerir mais comida. Assim, há que incorporar o treino de força nos seus treinos!
 
2. Começar a comer! O organismo precisa ser alimentado constantemente para fornecer energia ao seu corpo e para viver. Devemos realizar uma alimentação consistente, que estabilize os níveis de açúcar no sangue e crie o equilíbrio hormonal interno, assim, vai impedir o acumular de uns quilinhos.

 
3. Consuma alimentos ricos em proteína a todas as refeições e lanches. As proteínas têm um maior impulso metabólico do que a gordura ou hidratos de carbono. Morder, mastigar, engolir e digerir alimentos ricos neste nutriente utiliza energia. Este mecanismo é conhecido por efeito termogenico dos alimentos e pode queimar até 30 por cento das calorias do seu prato. 

 Quanto mais complexa for a refeição  (Proteína, legumes e vegetais fibrosos), maior a quantidade de calorias que vai queimar para realizar a sua digestão.
A proteína também contém leucina, um aminoácido que evita perda muscular quando você está de dieta.
 
4. Entrar em movimento.

Treino intervalado com rajadas de cardio de alta intensidade irá avaliar seu stoke metabólico e mantê-lo cantarolando por horas. Assim, realize diferentes tipos de treino cardiovascular.
 
5. Beber água. Estudos mostram que pessoas que bebem oito copos de água por dia têm maior taxa metabólica do que aqueles que bebem quatro... Por isso...uma vez mais...Beba muita água! 


in: http://shine.yahoo.com/channel/health/5-ways-to-keep-your-metabolism-up-2497906/

1 comentário:

turtle disse...

Olá Inês, o meu nome é Bruno e tenho uma pergunta a fazer-te, como é que se mede a velocidade do metabolismo, é preciso exames ou é uma coisa que é facil de fazer? pois penso que que o meu é lento, tenho 36 anos, faço desporto intenso e como mais saudavelmente a 3 anos, vim dos 96kg para os 78/79 actualmente e consegui chegar ao nivel de aparencia que queria, tenho 1,87m de altura. mas quando abuso numa sobremesa ou durante uma semana como um pouco mais, o peso oscila de imediato,.

obrigado