terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Como aumentar o gasto calórico mesmo quando estamos em repouso?

Várias vezes tenho escrito sobre exercício físico e o que se consome em termos de energia durante a prática de exercício físico ou mesmo actividade física.

Mas como "gastar calorias" mesmo quando estamos sentados?

Só existe uma forma - fazer exercício físico com frequência de forma a ganhar massa muscular, ou aumentar a sua percentagem (se diminuirmos a % de gordura poderemos aumentar a % de massa muscular, mantendo o mesmo peso).

A massa muscular é metabólicamente mais activa que a massa gorda, ou seja gasta mais calorias para se manter. Algumas pessoas aumentam o consumo de alimentos e substancias termogénicas (como eu própria ja escrevi aqui no blog), ou seja dessa forma aumenta-se a oxidaçao de gordura e acelera-se o metabolismo. No entanto, os alimentos termogénicos ou os suplementos alimentares ditos termogénicos não substituem a prática regular de actividade física. Ou seja o alimento/suplemento, não substitui a prática de exercício físico, apenas poderá ajudar...

Alimentos termogénicos:
 - soja e derivados,
 - café,
- gengibre,
 - pimenta vermelha,
 - guaraná (não o refrigerante, mas o fruto!!!),
 - algas,
 - sementes integrais - germén de trigo, sementes de linhaça,...

2 comentários:

nuno disse...

sei que isto não tem bem a ver com esta publicação em questão, mas como se tratar de alimentação e é um assunto pertinente que me anda na cabeça há já algum tempo, cá vai:
nao sou consumidor excessivo mas principalmente ao sábado e domingo ingiro bebidas energéticas (meio litro em cada dia) tipo isostar, e deglutino barras proteicas e energéticas, assim como geis.
A minha questão é: até que ponto poderá haver maleficios para a minha saude. Parece-me que pela "bomba" que representam estes alimentos nao farão nada bem ao figado, por exemplo..

nuno disse...

A resposta poderia ser dada em forma de "post" no seu blog. Será certamente muito util a muitas mais pessoas que poderão ter a mesma preocupação, ou que não tendo, poderão ficar devidamente esclarecidas.
Obrigado desde já pela atenção.