sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Relatório sobre a Alimentação Tradicional Europeia

O British Nutrition Foundation publicou recentemente um Relatório sobre a alimentação tradicional europeia, acompanhado por um conjunto de cartões de receitas.
O trabalho está inserido no projecto PORTFIR (European food information resource network) que visa desenvolver uma rede integrada de informação, criando um banco de dados e fonte global autorizada na área de composição dos alimentos para toda a Europa.
O projecto, coordenado pela Dra. Helena Costa do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, reuniu uma equipa de investigadores que trabalharam na recolha de diferentes receitas dos 13 paises europeus que participam (Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Islândia, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal, Espanha e Turquia).
Desta forma foi possível elaborar o relatório que desenvolve uma síntese da alimentação e das cozinhas destes países,  acompanhado com informação referente à História de cada país.
O Relatório examina se os alimentos tradicionais são considerados mais saudáveis do que os modernos, contribuindo para um maior conhecimento do que comemos e como podemos manter uma alimentação saudável.
Os cartões de receitas que acompanham o Relatório reúnem 60 pratos de 13 países diferentes e incluem para além das formas de confeccionar os pratos, os valores energéticos, as calorias, açúcar, etc, permitindo a quem está a cozinhar conhecer os valores de cada alimento e alterar a receita conforme as suas necessidades nutricionais.

http://www.eurofir.net/temp/PublishablespExecSum_yr3_2007.pdf