domingo, 8 de agosto de 2010

O café pode diminuir a glicemia pós-prandial?



Sim. O hábito de tomar um café após a refeição pode interferir positivamente na diminuição da glicémia pós-prandial, mas ainda não há um consenso sobre qual quantidade da bebida e hora  ideal para a ingestão de forma a  obter um maior efeito.

Os mecanismos exactos ainda estão sob investigação, mas sabe-se que o café tem efeito estimulador sobre as hormonas intestinais, que são secretadas no intestino após as refeições, ajudando a controlar os níveis de glicémia. Uma delas, a hormona GLP-1 (glucagon-like peptídeo-1), actua estimulando a síntese e secreção de insulina (aumentando a captação e o armazenamento de glicose); inibindo a secreção do glucagon e promovendo o retardamento do esvaziamento gástrico, o que contribui para a diminuição da elevação da glicémia no estado pós-prandial, diminuindo o apetite.


O café possui diversos tipos de antioxidantes. Um dos mais importantes é um composto fenólico chamado ácido clorogénico, capaz de quelar metais e se ligar a radicais livres formados durante o processo oxidativo. Alguns autores acreditam que esta propriedade possa melhorar a tolerância à glicose.


Outro mecanismo pelo qual o ácido clorogénico pode influenciar na glicémia pós-prandial é por meio da inibição da acção da glicose-6-fosfatase (enzima responsável pela regulação homeostática da glicose sanguínea), inibindo a produção de glicose hepática. Estudos experimentais observaram que o ácido quínico (produto obtido do ácido clorogénico após a torrefacção do café) aumenta a sensibilidade à insulina.


O magnésio presente no café também parece afectar o metabolismo de glicose. O mineral participa dos processos de fosforilação, que são essenciais para o metabolismo da glicose e pode afectar a actividade do receptor de insulina.


O valor da glicémia pós-prandial depende da relação entre a secreção de insulina e glucagon, da quantidade e do tipo de alimento ingerido. O nível da glicémia começa a aumentar 10 mi­nutos após a ingestão de alimentos.


A glicémia atinge seus valores máximos aos 60 minutos após ingestão alimentar e aproxima-se dos níveis basais normalmente em 2 a 3 horas após a alimentação.
Segundo as pesquisas científicas da área, o consumo regular de café também ajuda a prevenir o diabetes mellitus tipo 2. Um estudo que avaliou mais de 190 mil pessoas concluiu que aqueles que ingeriam de 4 a 6 chávenas de café por dia tiveram 28% menos chances de desenvolver diabetes do que aqueles que consumiam até 2 chávenas/dia.



Bibliografia (s)

CEDEPAP TV. Jaakko Tuomilehto. Manejo de La glicemia posprandial. Disponível em: http://www.cedepap.tv/index.php?id=250. Acessado em: 28/07/2010.

Gross JL, Ferreira SRG, Oliveira JE. Glicemia pós-prandial. Arq Bras Endocrinol Metab. 2003;47(6):728-38. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302003000600017&script=sci_arttext&tlng=es. Acessado em: 28/07/2010.

Arçari DP. Efeitos biológicos do consumo de erva-mate (Ilex paraguariensis) frente à obesidade em camundongos. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em nutrição em saúde pública para fins de obtenção do título de Mestre em Nutrição em Saúde Pública. São Paulo, 2009.

Cardoso LM. Efeitos de tinturas de café na osteoporose e no diabetes e do flavonóide hesperedina na osteoporose. Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa como parte das exigências do programa de pós-graduação em bioquímica agrícola para obtenção do título de Magister Scientiae. Viçosa, 2008.

Lane JD, Barkauskas CE, Surwit RS, Feinglos MN. Caffeine Impairs Glucose Metabolism in Type 2 Diabetes. Diabetes Care. 2004;27(8):2047-8. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/27/8/2047.full.pdf+html. Acessado em: 29/07/2010.

Lane JD, Feinglos MN, Surwit RS. Caffeine Increases Ambulatory Glucose and Postprandial Responses in Coffee Drinkers With Type 2 Diabetes. Diabetes Care. 2008;31(2):221-2. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/31/2/221.full. Acessado em: 29/07/2010.

Johnston KL, Clifford MN, Morgan LM. Coffee acutely modifies gastrointestinal hormone secretion and glucose tolerance in humans: glycemic effects of chlorogenic acid and caffeine. Am J Clin Nutr. 2003;78(4):728–33. Disponível em: http://www.ajcn.org/cgi/reprint/78/4/728. Acessado em: 02/08/2010.


in:http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=580

Vejam mais perguntas e respostas  aqui neste site. Vale a pena! 
 

1 comentário:

Alexandra disse...

Beber café no fim das refeições é um dos meus vícios - e pelos vistos saudável.
N.B.: Não consegui comprar a Sábado, mas continuo a tentar.
Bom domingo