segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rooibos

 Desde há uns tempos tenho vindo a descobrir a infusão de Rooibos. Bebo com frequência e muito frequentemente aconselho-o aos meus pacientes. Assim surge este texto. Penso que é importante explicar um pouco do que se trata esta infusão, bem como a planta Sul Africana.

 

Chá Rooibos Africano - Benefícios para a saúde

Rooibos


Rooibos (Aspalathus linearis) tem sido apreciada como uma fruta, bebidas com sabor suave pelo povo indígena local onde é cultivada numa região do Sul da África do Sul.  
As recentes descobertas do seu poder antioxidante, devido aos seus compostos fenólicos, resultou num aumento da sua popularidade nos países ocidentais, onde os consumidores procuram obter vantagens para a saúde com as suas propriedades.
É utilizado por vezes como único ingrediente outras vezes em misturas de ervas.

Rooibos, é uma palavra em Afrikaans que significa arbusto vermelho, é um arbusto com flor que cresce na região serrana Cedarberg em Western Cape na África do Sul, cerca de 250 km a norte de Cape Town.
Uma vez que é uma leguminosa, a raiz tem nódulos com bactérias fixadoras de nitrogénio. Esta característica permite com que a planta a sobreviva  num solo pobre em nutrientes e ácido da região Cedarberg.

Chá Vermelho e Verde

As folhas e galhos de rooibos são exploradas comercialmente entre Janeiro e Março, altura de Verão no sul da África. Estes são cortadas em pedaços pequenos, fermentado num processo que é essencialmente uma oxidação, e depois secos ao sol. 
Uma vez que a fermentação transforma as folhas de uma cor vermelho-alaranjada, o produto seco ao sol é usado para fazer um chá vermelho.

Uma alternativa de tratamento das folhas e galhos que não inclui a etapa de fermentação ou oxidação e produz aquilo que é referido como rooibos verde. 

 Rooibos Verde é frequentemente preferido porque ele contém um nível consideravelmente maior de antioxidantes. A etapa de fermentação diminui a actividade antioxidante do chá, o que possivelmente leva à perda de 25% dos polifenóis durante este processo.

Valor Nutricional

Apesar de muitas reivindicações que têm sido feitas, o rooibos não é uma boa fonte de vitamina C e tem muito pouco da maioria dos minerais. Um copo de 200 ml de chá vermelho fornece menos de 2 por cento da maior parte dos minerais. As excepções a este são de flúor e cobre, que aparecem em quantidades significativas no chá dos rooibos.

Vantagens

Além do seu elevado nível de antioxidantes polifenólicos, outra razão pela qual o rooibos se tornou uma bebida popular no que envolve a saúde é que é um chá de sabor suave que é totalmente livre de cafeína, o que lhe dá uma vantagem distinta sobre chá verde e preto regular feita a partir de Camellia sinensis. Além disso, também possui um baixo nível de taninos e, portanto, não tem o sabor amargo adstringente como muitos outros chás como os feitos de Camellia sinensis.
 
 O baixo teor de tanino de rooibos é uma vantagem para pessoas com problemas digestivos, que têm dificuldade com bebidas ricos em tanino. Ligam o ferro Taninos e, por conseguinte, reduzem a absorção do ferro não-heme. O que pode ser significativo para aqueles com consumo marginal. Alguns chás como o chá preto e hortelã-pimenta pode inibir ferro entre 80-90%.

Efeito anti-espasmódico

Possivelmente devido ao seu alto teor de flavonóides, o rooibos é relatado para ter propriedades antiespasmódica, e é comumente usado na África do Sul para o tratamento de bebes com cólicas e dores de estômago.
Os sul-africanos também utilizar o chá para acalmar os espasmos intestinais e problemas digestivos em adultos. Como é rico em antioxidantes polifenólicos, alega-se que o chá rooibos deve proteger um contra doenças cardiovasculares. Poderá ser uma ajuda na prevenção de complicações vasculares diabéticas.

 Protecção contra o cancro

Muitos dos flavonóides presentes no rooibos têm actividade antimutagénica.  Estudos em animais mostraram que o rooibos tem actividade antimutagénica potente, bem como a imuno-modulação e acção protectora contra o cancro, porém estudos em humanos são limitados.

Rooibos tem a capacidade de inibir tumores de pele. Os seus flavonóides podem proteger contra danos genéticos em células indesejáveis. Um extracto do chá foi mostrado para aumentar a produção de anticorpos com a produção de interleucina-10. Actualmente,está a ser avaliado o efeito do chá rooibos na protecção contra o cancro do cólon e fígado. 

Outras propriedades da Saúde

chá de Rooibos é frequentemente utilizado no tratamento de problemas respiratórios. O chá é rico em flavonóides que proporcionam efeitos broncodilatadores selectiva e actividade anti-inflamatória. Alguns alegaram que o rooibos também pode ajudar com alergias, eczema e outras doenças, mas muitas das alegações de saúde feitas por rooibos não foram verificadas pela pesquisa científica. Um estudo japonês ter demonstrado que pacientes com dermatite mostrou uma diminuição significativa no prurido uso rooibos.

Os antioxidantes do chá dos rooibos podem ser úteis na prevenção de doenças degenerativas cerebrais Ensaios experimentais têm revelado que o chá rooibos pode impedir a acumulação de produtos da oxidação lipidica relacionada com a idade em diversas regiões do cérebro de ratos. Se se verificar verdadeiro para seres humanos, rooibos também pode ser útil como um agente anti-envelhecimento.

Uso comum

Rooibos pode ser servido como uma bebida quente ou como um chá gelado. Também tem sido usado como base para sopas, molhos, bebidas de frutas, cremes para as mãos, e loções para o corpo. Não existem relatos de efeitos adversos  do consumo de Rooibos. Mais estudos são necessários para validar os seus usos e propriedades.

Dicas
  •  Ferva água em uma chaleira e adicionar uma colher de chá de rooibos ou um saco de chá por chávena. Deixar em infusão durante alguns minutos.
  • O chá pode ser servido simplesmente simples, com leite quente ou frio ou limão.
  • Não necessita de ser adoçado uma vez que tem um sabor muito leve.
  • Pode ser consumido com segurança por mulheres grávidas e lactantes, uma vez que não contém cafeína. 
  • Valor nutricional por chávena de 200 ml
    Nutrientes
     Quantidade
      Ferro
    0.07 mg 
    Potássio
    7.21 mg
    Cobre
    0.07 mg 
    Cálcio
    1,09 mg
    Manganês
    0,04 mg
    Fluoreto
    0,22 mg
    Zinco
     0,04 mg
    Magnésio
    1,57 mg
    Sódio
    6,16 mg
     

Sem comentários: