Porquê?
São extremamente práticos, saciantes, ricos em vários aminoácidos, por enquanto são baratos...
Mas são também alimentos que estão envoltos numa série de mitos e medos...
Muitas são as vezes em que eu digo...tem fome coma um ovo...e me respondem..mas pode ser?
Cá vai então:
- Não deve comer mais de 3 por semana… Falso O aumento do colesterol LDL (mau colesterol) não depende directamente do consumo de ovos, mas da alimentação no seu conjunto (excesso de gorduras saturadas), tabaco, stress e de factores genéticos.
- Os grandes são melhores… Falso Há estudos que demonstram que quanto maior o tamanho pior a qualidade. Os ovos grandes provêm de galinhas mais velhas e têm a casca mais fina, isolando pior os microorganismos. Para além disso quanto maiores, maior é a gema e maior a quantidade de gordura...prefira sempre os ovos M!
- Fazem mal ao fígado… Falso Se tem problemas de vesícula biliar deve reduzir o consumo de gordura, não especificamente o de ovos.
- Os mais escuros têm mais qualidade… Falso A cor da casca não tem nada a ver com a sua composição nem com a sua qualidade
A verdade é que o ovo é um alimento de grande valor nutritivo, muito rico em nutrientes, com proteínas de grande valor biológico, que fornece lecitina, minerais (fósforo, sódio, zinco, selénio) e vitaminas ( A, D e E principalmente).
O seu perfil lipídico (proporção entre gorduras saturadas e insaturadas, “más” e “boas”) é muito saudável.
Um desportista que treine regularmente pode comer 7 ovos por semana sem problemas e uma pessoa sedentária ou criança podem comer 4 ovos por semana!
Por isso aproveite este maravilhoso alimento...
Já pensou por exemplo numa omeleta com 1 gema, duas claras e umas ervas aromáticas para o lanche?
2 comentários:
Obrigado pela dica amiguinha. Vou introduzir ovos na minha alimentação.
Beijinhos!
ovos com a gema mole com arrozinho e feijão é tuudoo!!
Adoro!
bjos
Enviar um comentário