quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Questão colocada...

ola dr ines forte tenho uma pergunta para lhe fazer e verdade que o cha verde emagrece se beber todos os dias mas sem açúcar nenhum?

Existem algumas regras definidas quanto à quantidade necessária de chá verde e à forma de beber, no entanto, tem algum fundamente a questão da importância do chá verde. No entanto o fundamento de ser sem açúcar, é um pouco rápida de se perceber o porquê...o açúcar por si mesmo é uma forma simples de se adicionarem mais calorias ao chá através de hidratos de carbono simples, que vão desregular a glicémia o que trás uma série de efeitos negativos atrás...algo que se fala muito nas consultas. 

Em relação ao chá verde em si, ao longo dos últimos anos têm sido estudadas várias ferramentas para controle da obesidade, incluindo o consumo de capsaicina, cafeína e chás, como chá verde, branco e oolong, foram propostas como estratégias para perda de peso e manutenção do peso, pois podem aumentar o gasto energético (4-5%), a oxidação das gorduras (10-16%) e têm sido propostos para compensar a diminuição da taxa metabólica que está presente durante a perda de peso. Aumenta diariamente na termogénese (gasto energético através do aumento da temperatura corporal) o que pode eventualmente levar a perda de peso. No entanto, torna-se claro que certas condições precisam ser satisfeitas antes dos ingredientes termogénicos produzirem o seu efeito. Além disso, o sistema nervoso simpático está envolvido na regulação da lipólise (utilização dos lípidos pelas mitocondrias) e da inervação simpática do tecido adiposo branco pode ter um papel importante na regulação da gordura corporal total em geral.  
Juntos, estes ingredientes funcionais têm o potencial de produzir efeitos significativos sobre os alvos metabólicos, tais como a saciedade, a termogénese e a oxidação de gordura. Os resultados clínicos  significativo podem parecer simples mas também dependem muito fortemente no cumprimento integral dos indivíduos em relação ao plano prescrito. No entanto, os ingredientes termogénicos podem ser considerados como agentes funcionais, que poderiam ajudar na prevenção de um balanço energético positivo e obesidade.

Bibliografia:  Thermogenic ingredients and body weight regulation.Hursel R, Westerterp-Plantenga MS. Department of Human Biology, Nutrim, Faculty of Health, Medicine and Life Sciences, Maastricht University, Maastricht, The Netherlands.

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Alma Magra em Cristo
Jesus me deu a missão de lutar contra o Diabo Obeso. Conto com você para me ajudar.
Vamos seguir pelo caminho do Santo Emagrecimento.
Santo Ósculo em seu coração