segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A nova Piramide dos Alimentos Mediterranicos...

Porque a ciência está constantemente em evolução, e os conhecimentos e conceitos sobre alimentação também estão sempre a mudar e evoluir, a Fundação Dieta Mediterrânica, lançou há umas semanas, a nova Pirâmide da Dieta Mediterrânica.

A pirâmide da dieta mediterrânea foi actualizada para se adaptar ao novo estilo de vida.
Este novo modelo tem em conta elementos qualitativos e quantitativos para a selecção de alimentos.
A pirâmide da dieta mediterrânea tradicional (MD) foi actualizada para se adaptar a forma actual de vida. Como uma iniciativa da Fundação Dieta Mediterrânea e com a colaboração de inúmeras entidades internacionais, um vasto leque de especialistas em nutrição, antropologia, sociologia e da agricultura chegaram a um consenso sobre um novo design para esta pirâmide, mais rica incorporando elementos qualitativos.
A nova pirâmide segue o padrão anterior: na base, alimentos que devem sustentar a dieta, e nos níveis superiores, os alimentos a serem consumidos em quantidades moderadas. Além disso, os elementos sociais e culturais característicos da forma de vida do Mediterrâneo são incorporados no design gráfico. Não se trata apenas de priorizar alguns grupos de alimentos de outros, mas também de  prestar atenção à forma de selecção, cozinhar e comer. Também reflecte a composição e o número de porções de refeições principais.
A dieta mediterrânica é um excelente modelo para uma vida saudável.

Hoje existe uma consciência geral da relação entre a dieta mediterrânea e saúde. Diaita, a antiga palavra grega que deriva da dieta, significa estilo de vida equilibrado e é isso que a dieta mediterrânea é, o estilo de vida do povo do Mediterrâneo. É uma maneira de entender a vida e comer, que é baseado em produtos agrícolas locais, receitas e métodos de cozimento de cada local passada de geração em geração, partilhado refeições, comemorações e tradições. Tudo isso junto com a actividade física moderada diariamente complementar este estilo de vida que a ciência moderna convida-nos a adoptar para beneficiar a nossa saúde. 
 Por estas razões, a 16 de novembro de 2010, a UNESCO Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial concordou em incluir a dieta mediterrânea na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade durante a sua reunião realizada em Nairobi, no Quênia.
Os benefícios de saúde da Dieta do Mediterrâneo eo seu efeito protetor contra doenças crônicas tem sido bem estabelecido pela comunidade científica. Esta nova pirâmide inclui todos os grupos alimentares, é nas proporções e as frequências que depende de uma dieta saudável ou não. Este padrão de consumo de alimentos é dirigida a uma população adulta saudável e devem ser adaptados às necessidades específicas de crianças, mulheres grávidas e outras condições de saúde.
Esta pirâmide é um resultado de consenso internacional e é baseado nas mais recentes evidências científicas na de saúde e nutrição publicados em centenas de artigos científicos nas últimas décadas, contribuindo assim para a harmonização dos instrumentos pedagógicos utilizados na promoção da Dieta do Mediterrâneo e responde à necessidade de um quadro comum entre os países do Mediterrâneo. A utilização e promoção desta pirâmide é recomendada sem restrições e foi traduzido e está disponível em espanhol, catalão, galego, euskera, francês, árabe, italiano, Português e Grego. As 10 versões da pirâmide pode ser baixado do website www.fdmed.org FDM,.
As entidades de apoio do novo desenho da pirâmide da dieta mediterrânea são:

  • Fundación Dieta Mediterránea
  • Forum on Mediterranean Food Cultures
  • Hellenic Health Foundation
  • Hebrew University
  • International Commission on the Anthropology of Food and Nutrition
  • Università Politecnica delle Marche
  • Federation of European Nutrition Societies
  • Federation of African Nutrition Societies
  • Prevención con Dieta Mediterránea
  • Centre International de Hautes Études Agronomiques Méditerranéennes
  • International Union of Nutritional Sciences
  • Centro Interuniversitario Internazionales di Studi sulle Culture Alimentari Mediterranee
Em:
http://fdmed.org/en/featured/the-fdm-presents-the-new-mediterranean-diet-pyramid/

Sem comentários: