A questão inicial era:
Quais os prós e contras dos vários métodos culinários?
Claro está, que tal como acontece comummente, a escala inicial foi:
Melhor - cozer a vapor
Bom - Grelhar
Mau - Fritar
A questão nem era essa, o que eu queria mesmo, tal como faço muitas vezes em consulta, é que se pense nos vários métodos culinários e se perceba que em todos podemos ir buscar coisas boas e coisas más.
Por exemplo, os famosos grelhados (a velha questão cozidos e grelhados) - são alimentos razoáveis se não adicionarmos gordura, o que cada vez mais se sente em restaurantes. Para além do mais, quando queimam, formam aminas aromáticas hetrociclicas (HCAS), as quais são extremamente cancerígenos.
Os fritos, sim, são alimentos à partida hipercalóricos, sim carregados de gordura, no entanto, muitas vezes conseguem manter uma melhor qualidade nutricional do alimento, ao evitar que se evapore a água do alimento e que com isso se percam algumas vitaminas e minerais, para além de que se consegue manter mais facilmente o volume original do alimento.
Isto tudo, para dizer, que conseguimos ir buscar prós e contras a todos os métodos culinários, desde que estes sejam utilizados da forma mais adequada e tendo em conta a fase e objectivo da vida de cada um em cada altura!
Atenção, não quero com isto promover o consumo de fritos, nem pouco mais ao menos!
Quero sim que se perceba, que devemos variar a nossa alimentação!
Sem comentários:
Enviar um comentário