quarta-feira, 28 de julho de 2010

Excesso de calor e o organismo humano

Ontem e hoje, penso que tal como a maioria dos portugueses sofri com o calor...
Neste preciso momento dormir torna-se complicado com este calor todo!

Assim, lá fui eu ao Site da Autoridade da Protecção Civil, tentar aprender mais um pouco sobre os efeitos deste calor no nosso organismo.

Aqui fica, para que tomem os respectivos cuidados!
1 - Cãibras musculares
Em situações de muito calor a transpiração origina a perda de água e sais minerais. Normalmente, a compensação é feita apenas com água, levando a que o tecido muscular se ressinta da falta de sais, reagindo com contracções involuntárias dos músculos das pernas e abdominais que provocam dor (cãibras).

Sintomas

Contracções involuntárias dos músculos das pernas e abdominais; pele fria e húmida; temperatura corporal normal; sem alteração do estado de consciência.

Que fazer?

- Repousar num ambiente fresco.
- Remover roupas apertadas.
- Massajar os músculos afectados de modo a aliviar a dor.
- Beber água natural com uma colher de chá de sal por cada meio litro de água (a água deve ser bebida devagar durante várias horas até se recuperar dos sintomas).
2 - Exaustão pelo calor
A exposição a temperaturas muito elevadas e a grande perda de água e sais pode levar a uma situação de exaustão pelo calor.

Sintomas

Dores de cabeça; náuseas; vómitos; tonturas; fraqueza; cãibras; pele húmida e pálida; temperatura corporal normal ou ligeiramente aumentada.

Que fazer?

- Repousar deitado num ambiente fresco.
- Remover roupas apertadas.
- Se possível utilizar soluções comercializadas para hidratação oral, caso contrário beber água natural com uma colher de chá de sal por cada meio litro de água.
- Se a vítima estiver com vómitos ou inconsciente deverá ligar imediatamente para o 112.
3 - Golpe de calor
O golpe de calor corresponde a uma emergência médica. Quando exposto durante muito tempo a situações de calor extremo o organismo perde a capacidade de regular a temperatura. A temperatura interna sobe para valores muito elevados podendo provocar lesões internas graves.

Sintomas

Pele vermelha, quente e seca; pulsação rápida e fraca; temperatura corporal muito elevada; vómitos; perda da consciência.

Que fazer?

- Ligue imediatamente para o 112 ou leve a vítima para o hospital mais próximo.
- Remover roupas apertadas.
- Enquanto não chegar ajuda médica deve-se tentar arrefecer a vítima colocando compressas frias ou mesmo sacos com gelo nas virilhas, axilas e peito (zonas do corpo onde ocorre maior transferência de calor) ou mergulhar a vítima em água tépida (20 º c a 25 º c);
- Elevar as pernas.
- Se a vítima tiver vómitos deve ser colocada em posição lateral de segurança.
- Não dar líquidos (a hidratação deve ser feita em meio hospitalar).

Sem comentários: