quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Crise...A Fome...

Todos os dias têm saído nos principais jornais do país artigos sobre a carência alimentar, sobre a pobreza, sobre famílias que perderam tudo e às quais são fornecidos cabazes de alimentos.
Hoje um artigo do Jornal de Noticias, falava dos cabazes inadequados, em termos de oferta alimentar, onde faltam alimentos como a carne e os vegetais.
Na SIC passou uma reportagem idêntica, na qual os principais protagonistas sofrem claramente de Obesidade. Aqui temos um dos muitos casos de obesidade ligados à carencia de alimentos. Numa alimentação rica em alimentos hipercalóricos onde a oferta é escaça.

Deixo em forma de questão, e este post serve mais como desabafo...
Será que não estava na altura de quem passa mesmo fome voltar a olhar para a terra? Será que as camaras e misericordias não têm aqui um papel primordial...
Se olharmos duas vezes verificamos que muitas destas pessoas vivem em bairros onde terra pouco se vê...em andares pequenos...
Mas existe tanta terra por aí!
Hoje de manhã na rádio ouvi falar numa Misericórdia que começou a desenvolver uma actividade destas...deu x metros quadrados a cada pessoa necessitada e hoje os "frutos" dessa terra, dão nós só para consumo próprio como para vender às vizinhas...
Penso que muitos deviam olhar para este tipo de iniciativa....
Como diz o ditado...não dês o peixe...ensina a pescar...

1 comentário:

Alexandra disse...

Por cá a Câmara disponibiliza terrenos para a agricultura biológica e sei que a lista de espera já é grande.
Até ir estudar para a cidade, sempre vivi na aldeia. Aí as pessoas cultivam as terras, partilham alimentos e são mais activas.
Agora, sempre que visito a aldeia venho com a mala do carro cheia de legumes e frutas frescas da época:)
Acho que o problema não reside só em não se cultivar... O maior, julgo eu, é a constante publicidade à fast-food que além de relativamente barata é viciante. Se lhe juntarmos o sedentarismo "está o caldo entornado", como se diz na minha terra:)
Abraços