quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grão, Feijão e outros...

Muitas vezes associamos o consumo de grão, feijão, lentilhas e outras leguminosas a alimentos que aumentam o peso....
Ora, maior erro não existe!

No grupo das leguminosas encontramos alimentos como o feijão, o grão, as lentilhas, a soja, os tremoços, a alfalfa, a fava.

Estes alimentos são extremamente importantes pela sua riqueza em proteínas vegetais.
Fornecem hidratos de carbono de absorção lenta, que mantêm a saciedade durante longos períodos.
As fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do grupo B e minerais, como ferro e magnésio, são outros componentes importantes.
O revestimento das leguminosas é rico em celulose (fibra insolúvel), o que pode ser muito benéfico, no entanto pode tornar-se irritante para os intestinos mais sensíveis, nesses casos as cascas deverão ser retiradas ou os memos transformados em puré.
As leguminosas são ainda ricas em fibra solúvel, principalmente pectina, que retem água formando uma estrutura em forma de gel.
Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.

Mais informação disponibilizada em futuros post!

3 comentários:

Só comigo disse...

Ah, muito bem. Eu adoro feijão e grão, e costumo colocá-los na sopa. Fica mais grossinha e com um paladar saboroso.

Lidia disse...

Oiee..adoro ler seus post, sempre me tiram as duvidas. Sera que eu poderia fazer uma pergunta?..a semente de linhaça esta em que grupos de alimentos? carboidrato..proteina..em qual? rs, desculpe a minha ignorancia rrs
bjinhosss

Unknown disse...

Olá Lidia...Vou responder na página principal!