terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Goji!?

Até há bem pouco tempo era um alimento quase desconhecido por terras Lusas...hoje em dia encontramos em muitas lojas de produtos naturais e até em supermercados...Mas o que são essas bagas vermelhas que parecem passas?


É algo que pode ser chamado um dos alimentos mais nutritivos e poderosos do mundo!  
Apesar de não se ter a certeza absoluta, pensa-se que o Goji é a fruta de uma árvore originária dos Himalaia.
Colhidas nos Himalaia, as bagas Goji têm um gosto de uma mistura de frutos silvestres e chocolate. Escondido dentro de seu pigmento rubi é a mágica que faz com que seja fruto da natureza, energia perfeita. As bagas Goji estão repletas de antioxidantes, aminoácidos e ácidos gordos essenciais. 


A sua polpa contém:
  •  Uma notável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, com 10 vezes mais antioxidantes do que uvas vermelhas e 10 a 30 vezes o antocianinas do vinho tinto.
  •  A sinergia das gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis para ajudar a promover a saúde cardiovascular e digestivo.
  •   Um quase perfeito complexo aminoácidos essenciais, em conjugação com valiosos minerais, vitais à adequada contracção muscular e regeneração.
O teor de ácidos gordos nas bagas Goji assemelha ao do azeite, e é rica em ácido oléico monoinsaturado. 
O ácido oleico é importante por várias razões. Ajuda o omega-3 dos peixes penetrar a membrana celular; juntos ajudam a tornar as membranas celulares mais flexíveis. Ao manter a membrana da célula flexível, todas as hormonas neurotransmissoras e receptoras de insulina funcionam mais eficientemente. Este factor é particularmente importante porque altos níveis de insulina criam um estado inflamatório, e sabemos, a inflamação causa envelhecimento.

1 comentário:

Duarte disse...

e mais, na Medicina Tradicional Chinesa é considerada um Tónico dos Rins e do Fígado, portanto tem uma relação (de acordo com a Fitoterapia Chinesa) com os olhos e com os ossos.
Na China usam nas sopas, juntamente com Ginseng como um super pequeno almoço nutritivo matinal!

Eu costumo colocar um punhado delas no Chá verde, no iogurte, nos cereais e mesmo no arroz.

Beijinho,