segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alguns Alimentos para o Brozeado...

Parece que hoje o sol se voltou a esconder, mas as ultimas semanas bem têm convidado a uns banhos de sol...

Se a ideia for melhorar o bronzeado ou proteger a pele do envelhecimento, porque não pensar em alguns alimentos que podem ajudar?

Os alimentos alaranjados  como a cenoura são ricos em betacaroteno, um antioxidante que é transformado em vitamina A no nosso organismo  que vai promover a recuperação da pele que foi agredida pelo sol, ou seja vai evitar o seu envelhecimento. Além disso, esse nutriente auxilia na formação de melanina, um pigmento presente na pele capaz de a proteger e promover o bronzeamento.
No entanto, quando consumido em excesso, o betacaroteno pode ser armazenado na pele, conferindo um tom amarelo-alaranjado nas palmas da mão e na pele. (acho que ninguém gosta de ficar assim...por isso nada de exageros!.
Óptimas fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, papaia, melão e a batata doce. Os alimentos que apresentam menores quantidades: vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos. O ideal é um consumo de duas ou três porções diárias esses alimentos. 
Apesar do envolvimento do betacaroteno no bronzeamento, é importante lembrar que existe uma interacção importante entre os diversos tipos de nutrientes presentes nos alimentos, e por isso uma alimentação colorida, variada e rica em frutas e verduras deve ser estimulada. A grande oferta desses alimentos no Verão permite um suprimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde.
Outro grupo alimentar ao qual se deve estar atento é o grupo das gorduras saudáveis, responsáveis por manter uma boa hidratação da pele, já que horas de exposição ao sol pode deixá-la seca. As gorduras saudáveis são as insaturadas: mono e poliinsaturadas, e são encontradas em alimentos como azeite, castanhas, peixes de água fria, abacate, oleoginosas e sementes. Relativamente a este grupo de alimentos há sempre que se ter atenção às quantidades...porque as gorduras, mesmo as saudáveis, quando consumidas em excesso, engordam sempre! 

E claro está o protector solar...

Sem comentários: