segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma Sopa que pode ser uma refeição...

Quem me conhece, sabe que não sou muito a favor das "pseudo" sopas de legumes...nem das canjas...

Mas achei esta receita original e bastante agradável para o jantar!
Claro está que juntei um pouco de cardamomo e gengibre à receita original e que em vez de natas, coloquei leite de coco.

Sopa de frango com legumes

INGREDIENTES:1 peito de frango 1 litro de água
½ pimento vermelho
1 pedaço de aipo
1 cháv. de cogumelos pequenos (se possivel frescos)
1 cm de gengibre
Azeite
Sal e pimenta
½ limão
4c. (sopa) de leite de coco
1 bago de cardamomo
Coentros frescos

PREPARAÇÃO:Coza a carne em 1 litro de água temperada com um pouco de sal. Corte o pimento e o aipo aos pedacinhos e refogue ligeiramente com um pouco de azeite.
Regue com o caldo do frango e cozinhe em lume brando durante 15 minutos. Junte o cardamomo e o gengibre. Rectifique o sal e tempere com pimenta e sumo de limão.
Desfie a carne e junte-a à sopa e retire do lume quando retomar a fervura. Incorpore o leite de coco e misture bem. Sirva a sopa quente decorada com folhas de coentro.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Resposta a questão sobre molho de tomate

Recebi hoje uma questão sobre a receita da semana passada -   Peitos de Frango no Forno
Boa tarde, Tenho uma dúvida relativamente a esta receita. Quero experimentar fazê-la, mas gostaria de saber como é o molho de tomate de que fala? Pode ser polpa de tomate? Ou é outro especifico?

Obrigada
Susana Jesus


Aqui fica a resposta:
 
 Boa tarde,

Pode ser polpa de tomate, no entanto, por gosto pessoal, prefiro sempre fazer o molho de tomate em casa.
5 tomates maduros, 1 cebola, dois dentes de alho, um pimento amarelo e laranja, tudo ao lume durante uns minutos. Tritura, acrescenta uns oregãos e já está! Depois é só colocar por cima!
Boas refeições!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A criança do campo e a criança da cidade...

Acabo de ler um artigo do jornal I que para mim, foi o desmistificar de muita coisa...
Toda a vida pensei que as crianças da cidade seriam um pouco mais sedentárias que as crianças de zonas rurais...mais ligadas a tv, playstation,...
No entanto, o que este artigo descreve é exactamente o contrário! Para mim foi uma surpresa!
Isto significa a meu ver que há mesmo muito a fazer!

Vale a pena ler!
http://www.ionline.pt/portugal/jovens-rurais-mais-propensos-obesidade

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nova questão sobre o pão

Há 2 dias posteis um artigo sobre as tão "queridas" bolachinhas...

Hoje, recebi uma questão, que vagueia pela cabeça de muita gente...
Aqui fica ela:

Mas o engraçado é que quando se vai a nutricionista, ela nos manda comer bolacha maria integral e várias durante o dia dia, Pão é só integral e só durante a manhã. Será errado?
Obrigada

Lena Santos, obrigada pela sua questão!
A Nutrição é uma ciência que não só está em constante evolução, como também, encontra várias versões contrárias quanto à melhor forma para nos alimentarmos, ou para emagrecermos. Principalmente no que se relaciona com o emagrecimento e com as chamadas "dietas rápidas", existem milhentas versões e teorias.

No entanto, e a meu ver, devemos sempre seguir uma dieta o mais rica possível em termos de variedade, uma dieta que se possa seguir ao longo dos anos, e acima de tudo, com alimentos pouco processados e com a menor quantidade possível de produtos produzidos com ingredientes "industriais".

Eu sou 100% a favor do consumo de pão em detrimento das bolachas, bem como do consumo de iogurte e sementes para consumir ao logo do dia.

Já escrevi ao longo dos anos alguns artigos exactamente sobre este assunto.
Por exemplo Em guerra com o pão porquê?, ou Pão escuro, o mais calórico?, entre outros.

Mas sendo rápida e concisa, o pão de centeio, de milho, de mistura ou integral (e cuidado com o tipo de pão integral, porque muitos são uma farça!), contêm maior quantidade de fibras, vitaminas (por exemplo do complexo B), minerais (como o cálcio ou o magnésio)e outros nutrientes bem preciosos, ao contrário das bolachas, sejam elas integrais ou não, que usualmente, estão cheias de gordura, principalmente saturada e trans e que são compostas por hidratos de carbono simples!
Já para não falar da quantidade de calorias...

Cavala - o peixe dos pobres?

Acabei de ouvir uma excelente reportagem na TSF sobre o consumo de cavala...
Sabia que grande parte da cavala pescada em Sesimbra é exportada para Espanha para dar aos atuns de aquacultura?

Eu não imaginava!
Bem sei que não faz parte dos hábitos alimentares de grande parte dos portugueses, no entanto, aquele que é o peixe mais barato de todos, é nutricionalmente muito rico! Para além do mais, é um dos peixes que encontramos na dieta mediterrânica desde sempre!

Fazendo uma pequena pesquisa encontram-se algumas receitas práticas e saborosas que podem tornar este pequeno peixe, algo bem mais interessante!

Rico em ómega 3, rico em proteína animal constitui uma excelente alternativa a outros peixes bem mais caros e ao mesmo tempo podemos sempre variar!

Fica o link para a peça da TSF:  http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2291849




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Peso Correcto para bebés que comem com os dedos?

Li hoje um artigo que achei deveras interessante sobre a forma como os bebés comem.
Tem até uma certa razão a meu ver, tendo em conta que desta forma os bebés poderão comer alimentos com maior percentagem de fibras, bem como habituarem-se a pouco e pouco à mastigação...

Os bebés que comem com os dedos tendem a alimentar-se melhor e a crescer com o peso correto comparativamente aos que são alimentados através da colher, concluiu um estudo publicado pela revista British Medical Journal.

O estudo, realizado em 155 crianças entre os 20 meses e os seis anos e meio, foi baseado num questionário feito aos seus pais. Noventa e dois bebés foram alimentados pelo método a que chamaram «bebé serve-se sozinho», que consiste em deixar as crianças comer pequenos pedaços de alimentos de textura sólida, e os outros 63 foram alimentados pelo método tradicional: alimentos reduzidos a puré e dados com uma colher.

Os investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) mostraram que os hidratos de carbono, como pão e massas, eram os alimentos preferidos pelos bebés que se alimentavam com os dedos, ao passo que os outros preferiam alimentos doces, sendo que aos bebés alimentados por colher eram também oferecidos hidratos de carbono, frutas, legumes e proteínas.

De acordo com os investigadores, os hidratos de carbono apresentados sob forma sólida podem atrair mais as crianças pela sua textura, que se perde quando os alimentos são reduzidos a puré, ou então podem simplesmente ser mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne.

«O nosso estudo sugere que o método bebé serve-se sozinho tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos que estão na base de uma alimentação saudável, como os hidratos de carbono. Isso tem implicações no combate contra o aumento da obesidade nas sociedades contemporâneas», afirmam os autores do estudo.
 por Lusa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma maçã e uma bolachinha...

É tão comum as pessoas comerem uma maçã e uma bolacha ou um iogurte e uma bolacha...
Tudo porque se diz por aí que o pão engorda!
Eu não concordo!
Primeiro, o pão não engorda!
Segundo, as "bolachinhas" essas sim engordam....e não são só as de pepitas de chocolate,....também as de água e sal ou Maria são bastante ricas em açúcar, gordura, sal e outros produtos utilizados pela industria alimentar e que são tão desnecessários!
Aumentam a glicémia, aumentam a ingestão de gordura pelo nosso organismo, os riscos de ateroesclerose...e claro está...a tendência para engordar.

Assim sendo, se não quer comer apenas uma peça de fruta, ou um iogurte, junte uma fatia de pão.
Pão centeio, milho, mistura...mas deixe-se de bolachadas!


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Receita da Semana - Peitos de frango no forno

Peito de Frango (4 porções)

Ingredientes:
  • 4 peitos de frango (400g)
  • Sal, alho, cebola a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100g de queijo para gratinar
  • 1 chávena de molho de tomate


Tempere o frango com o sal, o alho, a cebola e a salsa.
Grelhe o frango numa placa untada com o azeite.
Coloque os peitos de frango num recipiente para ir ao forno e distribua o queijo sobre os mesmos.
Cubra com o molho de tomate.
Leve ao forno para gratinar.
   
Composição nutricional para 1 porção:

Calorias 155
Proteínas 45,5%
Hidratos de Carbono 13,3%
Gorduras 41,2%
Fibras 0,5g
Colesterol 92mg