quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nova questão sobre o pão

Há 2 dias posteis um artigo sobre as tão "queridas" bolachinhas...

Hoje, recebi uma questão, que vagueia pela cabeça de muita gente...
Aqui fica ela:

Mas o engraçado é que quando se vai a nutricionista, ela nos manda comer bolacha maria integral e várias durante o dia dia, Pão é só integral e só durante a manhã. Será errado?
Obrigada

Lena Santos, obrigada pela sua questão!
A Nutrição é uma ciência que não só está em constante evolução, como também, encontra várias versões contrárias quanto à melhor forma para nos alimentarmos, ou para emagrecermos. Principalmente no que se relaciona com o emagrecimento e com as chamadas "dietas rápidas", existem milhentas versões e teorias.

No entanto, e a meu ver, devemos sempre seguir uma dieta o mais rica possível em termos de variedade, uma dieta que se possa seguir ao longo dos anos, e acima de tudo, com alimentos pouco processados e com a menor quantidade possível de produtos produzidos com ingredientes "industriais".

Eu sou 100% a favor do consumo de pão em detrimento das bolachas, bem como do consumo de iogurte e sementes para consumir ao logo do dia.

Já escrevi ao longo dos anos alguns artigos exactamente sobre este assunto.
Por exemplo Em guerra com o pão porquê?, ou Pão escuro, o mais calórico?, entre outros.

Mas sendo rápida e concisa, o pão de centeio, de milho, de mistura ou integral (e cuidado com o tipo de pão integral, porque muitos são uma farça!), contêm maior quantidade de fibras, vitaminas (por exemplo do complexo B), minerais (como o cálcio ou o magnésio)e outros nutrientes bem preciosos, ao contrário das bolachas, sejam elas integrais ou não, que usualmente, estão cheias de gordura, principalmente saturada e trans e que são compostas por hidratos de carbono simples!
Já para não falar da quantidade de calorias...

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pelo esclarecimento.
O pão que eu costumo comer, faço-o eu, com metade de farinha de trigo, metade farinha integral e sementes de linhaça, penso que melhor que este não deve haver por aí a vender :-)