quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mulheres e a Celulite...

FACTORES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DA CELULITE

- PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA
A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta.
Podem herdar-se diferentes tipos de factores que nos predispõe (produção de hormonas, tipo constitucional e até hábitos alimentares), mas isso não significa que vai obrigatoriamente desenvolver o problema.

- MÁ ALIMENTAÇÃO
Comer mais do que necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou hidratos de carbono ou maus hábitos alimentares (Ex: comer muito à noite e quase não comer de dia.) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo o aparecimento e desenvolvimento de celulite.
Beber pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo-resíduo tóxico que precisa ser retirado constantemente).

- VIDA SEDENTÁRIA
A falta de exercício físico diminui o consumo de energia pelo corpo o que facilita os excessos alimentares sejam transformadas em gordura. Além disso as células perdem capacidade de produzir energia, levando o organismo todo a ficar mais apático.
As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma actividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial a saúde como um todo e não só para a ESTÉTICA CORPORAL!!

- FACTORES HORMONAIS
As hormonas femininas são as principais causadoras da celulite
. Alterações da produção, uso de medicamentos com hormonas, desequilíbrio entre estrógenio e progesterona, hormonas das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a celulite por vários mecanismos.
Estas hormonas interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e além disso, coordenam a deposição de gordura no abdómen, quadril e coxas, para dar ao corpo o aspecto feminino.
A mulher tem zonas do corpo onde existe uma maior deposição de gordura o que faz com que a celulite seja mais frequente. Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parte da gordura acumula-se nessas áreas, e ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de celulite.
Ao emagrecer,as  hormonas femininas dificultam a perda de gordura destas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não as áreas de celulite.
Os tratamentos visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas. Mesmos pequenos distúrbios dessa complexa relação entre hormonas resultam sempre em piora da celulite.
Se uma mulher tem celulite, não significa sempre, que tenha desequilíbrio hormonal, por que mesmo as hormonas femininas perfeitamente equilibrados podem provocar celulite, quase como característica feminina secundária. Isto ocorre, por que as células gordas desta mulher tem uma sensibilidade aumentada às hormonas, provocando assim a deposição de gordura e a formação da celulite.

ORIENTAÇÕES
- Consuma alimentos isentos de açúcar refinados, ou seja, pão integral, arroz integral, cereais, massa de soja ou integral, batatas, frutas.

- Consuma fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves sem pele, peixes e frutos do mar, carnes vermelhas magras.

- A alta ingestão de água, aproximadamente 2 litros/dia, impede retenção de líquidos.

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação, queijo com baixo teor de sal, temperos naturais. Evite enlatados, embutidos, sumos e sopas industrializadas, produtos de pastelaria, água mineral com gás e refrigerantes. O sal ajuda a reter líquidos no organismo!

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, gelados, chocolates. Evite colocar muita gordura na preparação dos alimentos.

- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

Sem comentários: