quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tarte Tatin para Celiacos/ Intolerantes a Glucose:

Porque cada vez mais pessoas se dão conta de que são intolerantes ao gluten, ou não podem de todo ingerir alimentos com gluten, hoje, deixo uma receita de Tarte Tatin sem gluten!

Provem que vale a pena!


Tarte Tatin para Celiacos/ Intolerantes a Glucose:
(8 doses)


Ingredientes:
1,250 Kg de Maçãs Golden
50 g de manteiga
150g de açúcar
Canela

Massa:

1 colher de sopa de manteiga;
100 g de açucar;
2 ovos;
3 colheres de leite;
essencia de baunilha;
1 taça de farinha sem gluten (receita no final)
1 colher de leite em pó;
2 colheres de fermento sem gluten.

Fazer o caramelo com 100g de açucar salpicado de água, colocar por cima as maçãscortadas em quartos e salpicar com o resto do açucar, a canela e a manteiga.
Cozer durante 20min.

Massa: Misturar a manteiga, o açucar, os ovos, o leite, a essencia de baunilha, o leite em pó e por fim a farinha sem gluten misturada com o fermento. Bater até não ter grumos.

Verter a massa sobre as maçãs, deixando uma margem para que suba a massa e cozer novamente a 180ºC até que a massa dobre o tamanho.


Farinha sem gluten:

É uma mescla de farinha de mandioca (300g), farinha de arroz (300g), farinha de milho (400g) que se pode enriquecer com uma colher de leite em pó por kg de farinha.

O fermento pode ser feito com 1 parte de bicarbonato de sódio, outra de cremor tártaro e meio colher de Maizena.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fotos de À Roda da Mesa




Actividade física...Exercicio Fisico...

Maria disse...
Olá Dra Inês! Obrigada pelo seu blogue tão informativo.
Gostava de colocar-lhe uma questão: quanto exercício deve uma pessoa que quer perder peso fazer por dia e por semana? E que tipo de exercício é melhor (aeróbico ou anaeróbio)?
Obrigada

Olá Maria,
Depende muito de pessoa para pessoa...
No entanto o que lhe recomendo é que realize todos os dias uma caminhada. Inicialmente uns minutos e ir aumentando gradualmente...

No entanto é como lhe digo, não a conheço...
Aeróbio ou anaerobio...
Ambos são importantes.
No exercício aeróbio, vai perder massa gorda.
No anaeróbio, vai aumentar a sua massa magra, o que vai fazer com que aumente o seu metabolismo basal e dessa forma vai gastar mais energia de forma constante.

Ambos são importantes!

Chá como Liquido bom?

Borboleta Azul disse...
eu por dia consigo beber 1,5L de água, nesta altura em que está calor, e mesmo assim custa-me bastante a consumir água, alguma dica para consumir água agora que nos caminhamos para tempo frio... O chá não conta como liquido "bom"? Olá! Existem algumas dicas como: Colocar umas gotas de limão ou laranja na água ou uma casca dos mesmos, Colocar umas folhas de hortelã ou menta. Em relação ao chá não tenho nada contra, no entanto convém diferenciar chá de tisana.  
O chá, provém sempre de uma planta a Camellia sinensis, e é apenas o chá preto, o verde, o oolong.
As tisanas são todo o resto, todas as bebidas que nos acostumamos a tratar por chá desde sempre..."chá de camolila", "chá de tilia", "chá de menta",....
Os chá provenientes da Camellia sinesis possuem uma substancia, a taina, que é idêntica à cafeina, por isso se não houver nada em contrário poderemos beber, mas com moderação, uma vez que têm um efeito drenante, logo levam-nos a ficar desidratados.
Por isso ai, cuidado com a quantidade.
Quanto às tisanas, são uma óptima opção!
Beba muitas bebidas de tilia, camomila, limão, menta, hotelã,......
Evite apenas as que existem no mercado que possuem frutos secos e não coloque açúcar. Não queremos água com açúcar...

Pão escuro o mais calórico?

Tânia Silva disse...
Em relação ao pão há quem defenda que o pão escuro e integral é mais calorico que o pão branco. Que me diz?

Tânia,

O pão branco, em geral, é mais calórico que o pão escuro e que o pão integral. 
Para além do mais, o pão quando completo, possui fibras e algumas vitaminas, como a vitamina B1, a niaciana, e ainda magnésio, fósforo e selénio, imprescindíveis ao correcto funcionamento do nosso organismo.
A fibra, para além de fazer com que a absorção dos hidratos de carbono seja feita de forma mais lenta, é importantíssima para o nosso intestino, não só para o seu funcionamento como para a prevenção do cancro do cólon.
Deixo a composição de alguns tipos de pão por fatia de 38g. É claro que são valores médios e que depois depende sempre de fabricante para fabricante.

Pão branco:
Calorias - 89
Gordura total - 0,7g
Proteina - 3,2 g
Hidratos de Carbono - 18,7
Fibra - 0,6
E tem apenas selénio...

Pão com sementes:
Calorias -65
Gordura total - 1g
Proteina - 2,6 g
Hidratos de Carbono - 12,1g
Fibra - 1,7g
E possui Vit. B1, Niacina, Magnésio, fósforoe selénio

Pão integral:
Calorias - 82
Gordura total - 1,1g
Proteina - 3,6 g
Hidratos de Carbono - 16g
Fibra - 1,9g
E possui Vit. B1, Niacina, Magnésio, fósforoe selénio

Retirar pão e o leite...

  Surgiram duas questões em relação ao tema do pão, às quais eu respondo por Mensagem por serem importantes para todos...

turtle disse...
Olá Inês, faço-te uma questão, eu cortei com pão de manhã, como um iogurte natural, 2 maças e uma banana ou outra peça, deende dos dias, achas que faço bem ter cotado no pão?, faço desporto todos os dias, varias modalidades, e já agroa não bebo leite por opção à 8 meses, vou buscar o meu calcio aos broculos, etc., faço bem?

abraço

Olá!
Eu penso que ao teres retirado o pão do pequeno-almoço e ao teres introduzido 3 peças de fruta, das quais 3 são ricas em frutoses, fibras, pectina,...e uma rica em amido, como é o caso da banana, e aqui falo apenas da banana, que é comparável à batata doce, e se realizas exercício físico depois do pequeno almoço, não há problema. Mas digo-o, apenas porque me dizes que praticas muito exercicio fisico diariamente.

Em relação ao leite concordo plenamente. Vais buscar o cálcio ao iogurte (1 iogurte equivale a 2 copos de leite meio gordo), aos bróculos, às couves (a galega, a portuguesa, a coração,....) e até a alguns peixes desde que cozinhados com espinha.
O leite durante a prática desportiva é um tanto ou quanto para o indigesto, não se vai buscar proteína por ai alem, e incha-nos, devido à nossa falta de lactase para metabolizar a lactose.

Turtle, boa prática de exercício e uma boa semana, espero ter-te esclarecido!

sábado, 18 de setembro de 2010

Em guerra com o pão...Porquê????

Em 90% das minhas primeiras consultas, é da praxe as/os pacientes dizerem: "Inês, eu não passo sem pão, não me tire o pão por favor!!!!".


Esta frase é típica e penso que muitos colegas devem ouvir exactamente o mesmo.


Há uns anos criou-se o estigma do pão. E as bolachas, as barritas, os substitutos de refeição ganharam espaço.
Até mesmo o pão torrado passou a ser melhor que o pão fresco, esta versão então é fantástica!

Vamos lá a ver.
Por cada 100g:
Pão de milho contém 185calorias
Pão de trigo contém 289 calorias


Em contraponto,
Bolacha Maria contém 436 calorias
Bolacha de Água e Sal contém 451 calorias
Bolachas Integral contém 491 calorias
Estas calorias a mais em grande parte provém de gordura, entre saturada, hidrogenada e afins!

E desta vez não vou entrar pelas barras de cereais.
Mas assim sendo, não é preferível comer pão?
Eu penso que tendo em conta o nosso gosto cultural por este alimento, se gostamos assim tanto, quando consumido a determinadas horas, nas quantidades correctas e tendo atenção ao que se coloca por cima, o pão ainda é uma excelente e completa opção!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lanches!!!!! - Artigo Sol

Está aqui parte do artigo do Sol de hoje para o qual fui entrevistada.

Está só parte.
Assim que tiver disponivel completo coloco!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Açúcar pode causar efeito igual ao da cocaína no cérebro

 Achei o artigo que abaixo deixo porque achei de extrema importância!
 Fez-me lembrar entre outras, situações em que se ouve os pais dizerem aos filhos para comerem determinados alimentos e refrigerantes carregados de açúcar!




O açúcar pode causar um efeito no cérebro semelhante ao da cocaína, segundo estudos recentes realizados nos EUA. Actualmente, há evidências convincentes de que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem alterar a química do cérebro, da mesma forma como drogas altamente viciantes, como a cocaína e heroína.
A ideia, considerada marginal há apenas cinco anos, está rapidamente a tornar-se numa visão comum entre investigadores na sequência de novos estudos. Apesar disso, os mecanismos biológicos que levam ao vício em «junk food» ainda não foram revelados.
Alguns cientistas dizem que há dados suficientes para justificar a regulação governamental do sector de «fast food» e as advertências de saúde pública sobre os produtos que têm níveis perigosos de açúcar e gordura. Um advogado afirmou que pode até haver provas suficientes para organizar uma luta legal contra a indústria do «fast food» por vender alimentos prejudiciais à saúde, ecoando as acções judiciais contra a indústria do tabaco nos anos 1980 e 1990. 
«Temos que educar as pessoas sobre como os seus cérebros são hipnotizados por gordura, açúcar e sal», disse David Kessler, ex-comissário da FDA (agência reguladora americana de alimentos e medicamentos) e agora director do Centro para Ciência no Interesse Público, com sede em Washington DC.
Antes de haver qualquer evidência científica sobre os malefícios do açúcar, foi a indústria de perda de peso que introduziu a ideia ao público. Por exemplo, no livro «Lick the Sugar Habit», publicado em 1988, a autora Nancy Appleton, auto-declarada viciada em açúcar, ofereceu uma lista de verificação para determinar se os leitores também eram viciados em açúcar. Desde então, o conceito tornou-se banal. 
Em 2001, fascinado pelo fenómeno cultural emergente, os neurocientistas Nicole Avena, agora na Universidade da Florida, em Gainesville, e Bartley Hoebel, da Universidade de Princeton, começaram a explorar a ideia de se ter uma base biológica.Ambos começaram a procurar sinais de vício em animais que eram alimentados com «junk food».
O açúcar é um ingrediente chave na maioria da «junk food», por isso ofereceram um xarope da substância a ratos, de concentração similar ao do açúcar presente num refrigerante comum, durante cerca de 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outros ratos eram alimentados com água e comida normal.
Depois de apenas um mês nessa dieta, os ratos desenvolveram mudanças de comportamento no cérebro, identificadas por Avena e Hoebel como idênticas às dos animais viciados em morfina. Ainda demonstraram um comportamento ansioso quando a calda foi removida. 
Os investigadores notaram que os cérebros dos ratos liberavam o neurotransmissor dopamina cada vez que tomavam a solução de açúcar, mesmo depois de terem bebido por semanas.
A dopamina conduz à busca do prazer - seja comida, drogas ou sexo. É um produto químico do cérebro vital para a aprendizagem, memória e tomada de decisão. «Eu esperava que esta fosse libertada quando eles comessem um alimento novo», afirma Avena, «não com o que eles já estavam habituados. Essa é uma das marcas da dependência de drogas».
A evidência encontrada foi a primeira concreta de uma base biológica para a dependência do açúcar que inspirou uma série de estudos com animais.
Os resultados estão entre as novidades mais interessantes em pesquisas de obesidade dos últimos 20 anos, de acordo com Mark Gold, autoridade internacional em estudos sobre alcoolismo e chefe do departamento de psiquiatria da Univercidade de Medicina da Florida. 
Desde o estudo de Avena e Hoebel, dezenas de outras pesquisas em animais confirmaram os resultados. Mas foram os recentes estudos em humanos os responsáveis pelas evidências em favor da rotulagem de «junk food» como um vício.
O vício é vulgarmente descrito como um entorpecente dos circuitos de recompensa desencadeado pelo uso excessivo de alguma droga. Isto é exactamente o que acontece no cérebro de indivíduos obesos, segundo Gene-Jack Wang, presidente do departamento médico do US Department of Energy´s Brookhaven National Laboratory, em Upton, Nova Iorque. Noutro estudo publicado em 2001 na revista The Lancet, o cientista descobriu uma deficiência de dopamina no estriado do cérebro de indivíduos obesos que era praticamente idêntico ao dos dependentes de drogas.




In: Diário Digital
terça-feira, 14 de Setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lanches!!!!!

Esta semana, o tema de À Roda da Mesa, é sobre os nossos pecados no Supermercado...

No entanto hoje estive a preparar uma surpresa sobre lanches...
Nunca esqueçam os lanches...são fundamentais para um bom trabalho e para a manutenção de um bom estado de espírito!

domingo, 12 de setembro de 2010

A embalagem e a cor...

São várias as técnicas utilizadas pela industria alimentar e pela publicidade para apelar ao nosso consumo!
À qual acho muita piada é a importância da cor das embalagens.

Hoje deixo aqui o significado de algumas das cores que encontramos nas embalagens dos alimentos:

Vermelho - é uma cor que aumenta a pressão arterial e estimula o apetite.

Verde - sugere bons produtos alimentares, do ponto de vista ambiental e incute a ideia de alimentos saudaveis.

Laranja - É fácil de encontrar. Os peritos afirmam que os consumidores acham mais fácil pagar por produtos com embalagem laranja (será?).

Branco - Pureza e baixas calorias (eheheh)

Castanho - Só é utilizada como cor de fundo...

Azul - É a cor da diversão...

Conselho - Verifique as cores das embalagens da próxima vez que for ao supermercado e verifique quais  atraem mais!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ainda sobre o Que Comer Fora na Rádio Renascença!

http://www.youtube.com/watch?v=h_JSzS418R8

Ontem no Programa da Tarde com António Freire.

À Roda da Mesa - O Regresso

Esta semana regressamos à Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna.
Esta semana À Roda da Mesa será sobre"Comer Bem Fora de Casa".

Espero que apareçam!

Já agora deixo o pequeno apontamento que veio no Jornal de Lisboa sobre o assunto.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resposta sobre Ração Humana

Na passada semana, uma senhora perguntou-me na página do Facebook o que eu acho da chamada  "Ração Humana".

Comecei a tomar atenção a este "alimento" há cerca de um ano. Quando nos sites de vários nutricionistas brasileiros se começou a falar muito sobre o assuntos.
Existem imensas receitas para se fazer este alimento. No entanto, todas possuem alguns ingredientes em comum.


A Ração Humana, que nada mais é do que uma mistura de fibras, sementes e cereais com o intuito de aumentar a saciedade, reduzindo o desejo de comer, além de aumentar o volume fecal auxiliando melhor funcionamento do intestino.

Já por estes 2 motivos é digna de aprovação, mostrando que o consumo de alimentos ricos em fibras deve ser estimulado, pois quando nosso intestino funciona bem nosso cérebro consegue produzir substâncias que dão saciedade, eliminando a ansiedade e a vontade de comer. Além disso, as fibras reduzem a absorção de gorduras e açúcares em excesso, fornecem vitaminas do complexo B e diversos minerais que a alimentação comum do dia a dia, da maioria das pessoas, não fornece.
Mas precisamos avaliar todos os ingredientes e pensar no seguinte aspecto:

NINGUÉM É IGUAL POR FORA E NINGUEM É IGUAL POR DENTRO


- isso significa que precisamos respeitar a individualidade e comer os alimentos que nos fazem bem e não ir apenas na onda da maioria das pessoas.
CUIDADO com alguns componentes da ração humana:

- levedura de cerveja : muitas pessoas são alérgicas à levedura de cerveja e a sensibilidade a fungos intestinais é muito comum.

- açúcar mascavo: este tipo de açúcar é derivado da cana de açúcar sem ser refinado, por isso preserva alguns nutrientes. Mas pergunto o seguinte: já não comemos açúcar suficiente no diariamente? dificilmente os alimentos não são adicionados de açúcar. Em termos de calorias o valor é o mesmo do branco e não enriquece em nada nossa nutrição. Porque não misturar frutas ou sumos que fornecem um sabor doce mais natural e rico em nutrientes?

- fibra ou farelo de trigo : nossa alimentação abusa do consumo do trigo (pão, massas, bolos, molhos, salgados, biscoitos...) para quê aumentarmos a exposição a este cereal? esta fibra contém fitato que é um expoliador de toxinas e de minerais importantes como cálcio, zinco e ferro. Vamos pensar juntos: nossa alimentação já é pobre em nutrientes e ainda usaremos algo que diminui sua absorção?

- guaraná em pó: esta substância é rica em cafeína - costuma ter até 4x mais do que o café passado. Pode acelerar os batimentos cardíacos e irritar a mucosa intestinal. Além do mais, cafeína estimula o sistema nervoso e causa dependência.

- gérmen de trigo: rico em vitaminas do complexo B e vitamina E, mas é mais um derivado do trigo e caso não esteja bem conservado pode estar contaminado por fungos e ter os antioxidantes já bastante oxidados. Muitas pessoas são sensíveis a este alimento.

- leite de soja : nem todos devemos consumir soja, pois ela está entre os alimentos alergénicos, mas é uma boa fonte de proteína.

Para mim, e muitos dos que procuram as minhas consultas sabem-nos, podemos fazer várias misturas de cereais mais simples, obtendo os mesmos efeitos positivos e pouco açúcares e afins.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Composição Nutricional do Melancia

Melancia
Quantidade 100 gramas
Água (%) 92
Calorias 31,25
Proteína (g) 0,63
Gordura (g) 0,63
Ácidos Gordos Saturados (g) 0,06
Ácidos Gordos Monoinsaturados (g) 0,06
Ácidos Gordos Poliinsaturados (g) 0,19
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 6,88
Cálcio (mg) 8,13
Fósforo (mg) 8,75
Ferro (mg) 0,19
Potássio (mg) 116,25
Sódio (mg) 1,88
Vitamina A (UI) 368,75
Vitamina A (Retinol Equivalente) 36,88
Tiamina (mg) 0,08
Riboflavina (mg) 0,02
Niacina (mg) 0,19
Ácido Ascórbico (mg) 9,38

Composição Nutricional do Melão

Melão sem casca
Quantidade 100 gramas
Água (%) 90
Calorias 35,58
Proteína (g) 0,75
Gordura (g) 0,37
Ácidos Gordos Saturados (g) 0,04
Ácidos Gordos Monoinsaturado (g) 0,04
Ácidos Gordos Poliinsaturados (g) 0,11
Colesterol (mg) 0
Hidratos de Carbono (g) 8,24
Cálcio (mg) 10,86
Fósforo (mg) 16,85
Ferro (mg) 0,22
Potássio (mg) 308,99
Sódio (mg) 8,99
Vitamina A (UI) 3224,72
Vitamina A (Retinol Equivalente) 322,47
Tiamina (mg) 0,04
Riboflavina (mg) 0,02
Niacina (mg) 0,56
Ácido Ascórbico (mg) 42,32