segunda-feira, 28 de março de 2011

Chá de Oliveira - Resposta a questão

Já há algum tempo que sigo o seu blog por ter frequentemente assuntos de interesse. Se fosse possível gostaría que me desse a sua opinião sobre o chá de oliveira (tanto em folhas das árvores como o de ervanária), uma vez que tenho lido informações contraditórias sobre o assunto.
Obrigada


Para responder a esta questão li alguns textos sobre o assunto...não posso deixar de referir, que a possibilidade que é dada de perda de 6 Kg em poucas semanas, bebendo este chá ou mais própriamente infusão, é algo de que duvido...mas aqui ficam algumas considerações sobre o assunto!

Durante anos, os estudos sobre o chá de folha de oliveira que foram realizados revelou alguns efeitos curiosos. Uma propriedade no chá verde-oliva chamado oleuropein, contém benefícios consideráveis, que vão desde a capacidade parar o efeito de vírus e bactérias, bem como o aumento da energia.  
É substância que dá às azeitonas sabor amargo depois de terem curado.
Os benefícios de folhas de oliveira eram conhecidos e usados ​​no passado para tratar alguns casos de febres graves e malária.  

No Reino Unido, a poção de folhas de oliva eram utilizadas para ajudar pessoas doentes retornando das colónias tropicais. Décadas mais tarde, foi considerado por cientistas de que a substância oleuropein era realmente responsável pelos tratamentos e curas.
Oleuropein na natureza é muito resistente a insectos e danos bacteriana, que por sua vez age como um pesticida natural que protege a oliveira e mantém o produto organico. Esta propriedade oleuropein também pode ajudar a proteger os seres humanos...

Investigadores
europeus descobriram que oleuropein é eficaz na redução da pressão arterial, bem como aumentar o fluxo sanguíneo. Um investigador holandês considerou que a oleuropein actua como um anti-bacteriano devido a uma substancia chamada ácido elenólico.
Uma
investigação realizada no final dos anos 60 por cientistas pela empresa farmacêutica Upjohn (hoje, Pfizer), mostrou que o ácido elenólico também foi muito eficaz na inibição de alguns vírus.
Este estudo ajudou a solidificar que o chá de folha de oliveira pode atuar como um anti-viral em humanos.
As investigações sobre os benefícios do chá de folha de oliveira sejam em tão grande numero como as que são feitas com chá verde.
Outros benefícios conhecidos incluem, diminuição da pressão arterial e colesterol  e tem propriedades anti-fungicas e anti-bacterianas, alergias, manutenção da glicémia, alivia a dor comum da artrite,...



Se será exactamente assim, não sei, mas que realmente trás benefícios, não posso negar!



1 comentário:

Alexandra Branco disse...

Lembro-me de, em pequena, estar constipada e a minha avó ir ao quintal e regressar com folhas de oliveira e folhas de laranjeira que juntou a casca de laranja e de limão numa infusão que, devidamente, adoçada com mel me deixou bem melhor.