quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

10 "regras" para uma alimentação saudavel com base na EUFIC - parte I

1. Comer variadamente:
Nós necessecitamos de mais de 40 nutrientes para sermos saudaveis! Assim, um alimento isolado não nos vai fornecer tantos nutrientes...

Hoje em dia o mercado torna possivel a aquisição de uma grande variedade de alimentos quere se comprem alimentos frescos ou não.


É muito importante fazermos sempre um bom balanço das nossas escolhas!

Por exemplo...se o almoço for rico em gorduras, ao jantar há que reduzir a sua ingestão!

Se um dia ao jantar comermos uma grande porção de carne...no dia seguinte o mais correcto será fazer refeições à base de peixe ou de vegetais.

2. Basear a dieta em alimentos ricos em Hidratos de Carbono Complexos:

A maioria das pessoas tem medo dos chamados hidratos de carbono, massas, batatas, pão, arroz, e outros cereais... No entanto cerca de metade da nossa dieta (+/- 55%)deve ser baseasa nestes alimentos!!!

Há que experimentar o pão de mistura ou integral, massas "al dente" (termo italiano que define o ponto de cozedura de massas, cereais (arroz) e hortaliças quando estas oferecem alguma resistência ao serem mordidas, apesar de estarem cozidas), e cereais integrais, para aumentar a ingestão de fibra!

3. Consumir frutos e vegetais!

Muitos de nós não consumimos vegetais nem fruta em quantidades suficientes! (Outros exageram na quantidade de fruta...). Estes alimentos fornecem-nos uma boa quantidade de nutrientes protectores (fibra, antioxidantes,....)

É importantes consumir cerca de 6 porções destes alimentos por dia!

Para que não tem tempo para comprar sempre frescos, os vegetais congelados que nos são proporcionados nos supermercados são maravilhosos!!!

4. Manter um peso corporal saudavél e sentir-se bem!!!!

O peso correcto para cada um depende de vários factor, como é sabido, sexo, altura, idade e alguma genética!

Ter excesso de peso aumenta o risco de uma série de doenças entre elas cancro, diabetes, problemas cardiacos.

O excesso de gordura corporal resulta da ingestão de calorias superior ao aporte diário necessário para as nossas actividades diárias. Estas calorias extra ser fornecidas por qualque nutriente calórico - proteinas (4Kcal/g), lípidos (9Kcal/g), hidratos de carbono (4Kcal/g) e alcool (7Kcal/g).


A actividade fisica é uma boa forma de gastar as calorias ingeridas em excesso diáriamente e ao mesmo tempo é uma fonte bem estar!

5. Comer moderadamente - reduzir, não eliminar!

Quando se ingerem quantidades de alimentos razoaveis, é fácil manter o peso e ao mesmo tempo poder comer o que mais se gosta, no entanto sempre com conta, peso e medida!


1 comentário:

ines disse...

essas regras , saO muitO impOrtantes mas pOdia ter pOs-tO as 10 naO acha ??

adeus