quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sindrome NWO

Nem por acaso...há dois dias fiz referência ao Síndrome NWO...relacionando com o IMC...

Hoje encontro um estudo da Mayo Clinic, USA (clínica da maionese para quem sabe...hehehe...) sobre isso.

O artigo é do passado mês de Março e refere que metade dos adultos americanos que são normoponderais, têm excesso de massa gorda, bem como doenças metabólicas e cardíacas.

Segundo as palavras de um dos autores do estudo - Francisco Lopez-Jimenz, M.D.- "Using the term "normal weight obesity" is a way of being more precise about the changing conceptualization of obesity, because the real definition of obesity is "excess of body fat"....even people with normal weight may have excessive body fat, and that these oeople are at risk for metabolic abnormalities that lead to diabetes and, eventually, to heart disease".

Assim uma das propostas que sai deste estudo é que para a avaliação corporal dos indivíduos em estudos de saúde publica para além da utilização apenas do IMC se comece também a utilizar a avaliação da massa gorda...de forma a que se possam verificar mais factores de risco cardiovascular para além do IMC...

...no fundo isto já se sabe há bastante tempo...agora por cá...vai ser difícil conseguir começar a fazer avaliação de massa gorda em todos os trabalhos/estudo/rastreio...até que tal aconteça...muita tinta há de correr!!!
Por cá continuamos de balança, calculadora e fita métrica...

No entanto é importante alertar para esta chamada falsa magreza, em que o individuo apesar de aparentemente magro...possui um grande factor de risco em vários sentidos, e nem sempre se dá conta...

Que o digam as raparigas novas que me têm aparecido na consulta com peso normal, mas colesterol alto...

Sem comentários: