domingo, 22 de fevereiro de 2009

Chocolate...

Chocolate chocolate...

Essa maravilha do mundo!

Mas não os "snacks de chocolate". Estou a falar do chocolate puro! Uma magnifica tablete de chocolate! Normalmente toda a gente foge desta famosa maravilha que os espanhóis nos trouxeram no século XVI dos Andes...

São tantos os benefícios que nos pode trazer para a saúde...

No passado mês de Dezembro foi publicado um estudo piloto no Southern Medical Journal, cujo titulo é: "Dark Chocolate Effect on Platelet Activity, C-Reactive Protein and Lipid Profile: A Pilot Study".

Os autores tiveram inicialmente em conta a riqueza do chocolate em Flavonóides, fitoquimicos conhecidos pelas suas propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, e anti-cancerígenas.

Os resultados deste trabalho indicam que, apenas com uma semana de consumo do chocolate, há uma melhoria nos níveis de colesterol, na inflamação e na coagulação sanguínea.

“O chocolate preto é uma das fontes mais ricas de flavonóides. Desde que o chocolate preto tem sido apresentando como tendo efeitos benéficos para o sistema cardiovascular, nosso estudo examina seus efeitos na reactividade plaquetária, na inflamação e nos níveis de lipídos em individuos saudáveis”.

Acompanhando sete dias de ingestão regular de chocolate preto (que oferece o equivalente a 700 mg de flavonóides/dia) por 28 voluntários saudáveis, os investigadores observaram uma queda de 6% nos níveis no colesterol LDL, um aumento de 9% no colesterol HDL e uma diminuição da reactividade plaquetária, reduzindo os riscos de entupimento das artérias, e assim de enfarte agudo do miocárdio.

Para além disso, entre as mulheres, observou-se uma redução dos níveis sanguíneos do marcador inflamatório proteína C reactiva (PCR) ultra-sensível.

Os investigadores concluíram que a ingestão de chocolate preto pode ter propriedades “cardioprotetoras”, ao melhorar os nivéis de colesterol e reduzir as inflamações e os riscos de aterosclerose. Porém, “mais estudos de longo-prazo são necessários para avaliar o efeito dos flavonóides na saúde cardiovascular e para determinar se os efeitos benéficos do chocolate amargo estão relacionados aos flavonóides ou a algum componente desconhecido”.

Assim...não nos esqueçamos que umas gramas de chocolate preto com mais de 70% de cacau só nos faz bem...

http://www.smajournalonline.com/pt/re/smj/abstract.00007611-200812000-00010.htm;jsessionid=JhGN3L3XH3NlS1wgkxnC7R3Y6QMGp7p7VHT4pZp1y01GpJbV2sJK!-858031623!181195628!8091!-1

Sem comentários: