segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Água...esse bem tão necessário...


Se há questão que nunca pode faltar numa consulta de Nutrição é o consumo diário de água...

Normalmente...o seu consumo é bastante reduzido!


Porquê?

Há quem não goste, há quem não sinta sede, há que não tenha paciência, há quem não se lembre da sua existência...já ouvi de tudo!


Mas esse líquido, que deverá representar uma boa percentagem do nosso peso corporal é muito necessário!


Qual a quantidade de água a ingerir por dia...uiiii...essa questão é bastante complicada...o que está definido na bibliografia são os famosos 1,5L/2L...ou mais especificamente, para adultos, 30-35ml/kg de peso...


Tudo isto é muito certo, mas há quem precise de mais...ou de menos...dependendo da sua condição!


Uma das formas mais fáceis de verificar que se está desidratado, é através da desidratação da pele ou dos lábios. Isto porque quando há privação de água, a pele fica seca e escamosa.

A vitamina responsavel pela retenção de água na pele é a vitamina E, presente principalmente em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol,...) e o gérmen de trigo,as nozes, a sementes, grãos inteiros, e os vegetais de folhas verdes (espinafres, agriões,...).

No entanto sem ingestão de água não há vitamina E que nos ajude e mantenha a pele hidratada!



A temperatura da água ao ser ingerida deverá estar um pouco abaixo da temperatura ambiente, de forma a ser absorvida mais facilmente, mas não directamente do frigorífico!


Não nos podemos esquecer que consumimos água nas sopas, alguns frutos, legumes, assim o consumo destes alimentos aumenta um pouco o consumo diário de água e aumenta a nossa hidratação!


Agora, cafés, chá e bebidas gaseificadas, são péssimas fontes de água, pois possuem inúmeras substâncias que vão contrariar os efeitos positivos da água, uma vez que são diuréticos e aumentam a excreção de água.


Não gosta de água pra e simples....ok...aqui vão algumas dicas de aromas, para dar um sabor delicioso a esse liquido insípido, incolor e inodoro:


  • Umas gotas de limão ou uma rodela

  • Umas raspas de gengibre fresco (retirar a casca por favor!!!)

  • 2 gotas de baunilha por 1 litro de água

  • Umas folhas de hotelã ou menta

  • Fazer infusões...camomila, tília, jasmim, etc etc etc...




Sem comentários: