segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chá como Liquido bom?

Borboleta Azul disse...
eu por dia consigo beber 1,5L de água, nesta altura em que está calor, e mesmo assim custa-me bastante a consumir água, alguma dica para consumir água agora que nos caminhamos para tempo frio... O chá não conta como liquido "bom"? Olá! Existem algumas dicas como: Colocar umas gotas de limão ou laranja na água ou uma casca dos mesmos, Colocar umas folhas de hortelã ou menta. Em relação ao chá não tenho nada contra, no entanto convém diferenciar chá de tisana.  
O chá, provém sempre de uma planta a Camellia sinensis, e é apenas o chá preto, o verde, o oolong.
As tisanas são todo o resto, todas as bebidas que nos acostumamos a tratar por chá desde sempre..."chá de camolila", "chá de tilia", "chá de menta",....
Os chá provenientes da Camellia sinesis possuem uma substancia, a taina, que é idêntica à cafeina, por isso se não houver nada em contrário poderemos beber, mas com moderação, uma vez que têm um efeito drenante, logo levam-nos a ficar desidratados.
Por isso ai, cuidado com a quantidade.
Quanto às tisanas, são uma óptima opção!
Beba muitas bebidas de tilia, camomila, limão, menta, hotelã,......
Evite apenas as que existem no mercado que possuem frutos secos e não coloque açúcar. Não queremos água com açúcar...

3 comentários:

Maria disse...

Olá Dra Inês! Obrigada pelo seu blogue tão informativo.
Gostava de colcar-lhe uma questão: quanto exercício deve uma pessoa que quer perder peso fazer por dia e por semana? E que tipo de exercício é melhor (aeróbico ou anaeróbio)?
Obrigada

Borboleta Azul disse...

obrigado pela resposta :)

Alexandra disse...

Obrigada pelos suas mensagens sempre esclarecedoras.
Abraços