Há uns dias lancei uma pergunta na minha página de Facebook, sobre que temas interessavam aos meus seguidores.
Os três temas referidos até agora foram, Metabolismo, prós e contras dos enlatados e contras da dieta vegetariana...
Agora sai o primeiro...pelo menos uma abordagem!
Que uns têm metabolismo de Ferrari e outros têm metabolismo de 2CV, já se sabe!
Que há quem tenha a sorte de ter o que chamamos por aí "Metabolismo de Ferrari" também sabemos e normalmente inveja-se!
Agora o que é isso de metabolismo?
É algo bem mais complexo do que normalmente se fala!
A sua definição é:
Conjunto de reacções químicas necessárias aos diversos processos vitais.
E temos o metabolismo energético, que é o conjunto de reacções químicas necessárias à produção de energia e o metabolismo basal, que é o conjunto de reacções químicas necessárias à manutenção das funções vitais mínimas, obrigatórias, ou seja o funcionamento do coração, do cérebro, e de todos os outros órgãos e tecidos.
O dito Metabolismo Basal ou Metabolismo em Repouso, corresponde (na generalidade das pessoas) a mais de metade do gasto calórico diário. Todo o resto é gasto com a nossa actividade diária, estudar, ler, correr, limpar a casa ou até mesmo comer.
Muitas vezes as pessoas questionam-se exactamente sob a forma de aumentar o dito Metabolismo Basal...A fórmula mágica é tão simples, como...praticar Exercício Físico!
Quando praticamos exercicio fisico, o nosso metabolismo basal mantém-se aumentado durante algum tempo, que pode ir de horas, dependendo da intensidade.
Por outro lado, se aumentarmos a nossa percentagem de massa muscular, também vamos aumentar o nosso metabolismo em repouso, uma vez que é mais activa que a massa gorda ou a massa óssea.
Sem comentários:
Enviar um comentário