terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Índice de Massa Corporal

Hoje de manhã coloquei uma calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) no Blog...No entanto lembrei-me da quantidade de vezes que já me perguntaram o que é exactamente este famoso IMC, que aparece em todas as revistas...



O índice de massa corporal, é a formula actualmente utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO), para definir baixo - peso, normalidade, excesso de peso ou obesidade em adultos!



Este índice é calculado por uma fórmula bastante simples --> IMC= Peso/altura ao quadrado. Assim o valor que obtemos estabelece a classificação em relação ao peso segundo a tabela da OMS.


No entanto não nos devemos reger apenas pelo IMC para verificar qual a classificação do nosso peso, temos que ter em conta outros factores, como a percentagem de massa gorda e muscular, a percentagem de água,....Só com o conhecimento de estes factores entre outros, podemos ter uma avaliação cuidada e correcta da nossa composição corporal.


Não são poucas as pessoas que hoje em dia sofrem de uma patologia com um nome tão fácil de fixar como...NWO..normal weight obesity. Que é um factor de risco cardiovascular, em crescente expansão e que se caracteriza pura e simplesmente por uma percentagem de massa gorda elevada em indivíduos com um peso considerado normal pelo IMC.


Se houve coisa que há muito tempo aprendi foi que o peso ideal não é aquele que é considerado normal pela televisão, filmes, etc....mas aquele com que nos sentimos bem!


No entanto...temos que ter regras e limites! Para que o nosso à vontade para com o nosso corpo não nos traga grandes problemas de saúde! É na nossa saúde, que por si leva ao nosso bem estar que temos que lutar!

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Dra. Ines! Ha qto tempo andava à procura de um blog tao preciso e consiso, com este tipo de informaçoes e dicas sobre nutriçao!e fiquei deliciada com o medidor de IMC!Parabens!

paulo alexandre disse...

O esclarecimento sobre o famoso imc impunha-se! há que o desmistificar.
parabéns.