sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Testemunho de uma paciente - Fernanda M

Conheci a Inês através de um artigo que ela tinha escrito para a revista Sábado sobre “O que comer na praia”. Na altura procurava um nutricionista que me ajudasse a sair deste ” imbróglio”:

Em 2003/2004 pesava cerca de 70kg e fiz uma dieta acompanhada por um especialista que me fez perder cerca de 15 kg tendo atingindo um peso de 55kg. Com pequenas oscilações foi conseguindo manter o peso entre os 55kg e os 56kg.

No inicio de 2010 atingi os 60kg e comecei a sentir-me menos confortável com o meu corpo. Sei que não tinha excesso de peso, mas a verdade é que esses 4 kg - que eu considerava excessivos - tinham imensa influência no meu quotidiano: aumento de ansiedade, desanimo quando as calças do passado não serviam, irritabilidade, estar sempre a pensar em comida etc.
Mediante este cenário decidi fazer dieta em Fevereiro de 2010. Dieta “auto-receitada”, um misto entre o que já tinha feito no passado e as 1500 teorias de senso comum que por ai se ouvem…
Resultados? Nenhuns, oscilações de peso em gramas dentro dos mesmos valores +1kg, -1kg…Mais nervos e ansiedade, mais vontade de comer.

Estava visto que sozinha na ia lá. Depois de ler o artigo decidi “apostar” e marcar uma consulta. Aposta ganha !

A Inês contribuiu para que eu começasse (pouco a pouco) a descentrar-me do “quanto peso” e a tornar-me mais descontraída em relação a este tema. Deixei de me preocupar exclusivamente em perder os 4kg e passei (pouco a pouco) a preocupar-me em conhecer os alimentos, o seu valor nutricional, qual a altura do dia mais oportuna para os ingerir, como os confeccionar…

Esta mudança de paradigma (consequência não só das consultas mas também do acompanhamento que a Inês me foi dando à distancia) tranquilizou me…a ansiedade diminui…e a pressão para perder peso também.

E……. ooopsss pouco a pouco, menos centrada nesse objectivo, comecei a atingi-lo!

Recomendo a Inês como nutricionista, pela forma holística como pensa as consultas: preocupa-se em compreender as motivações e as rotinas do paciente criando planos “alimentares” que tem em conta vários aspectos (estilo de vida, personalidade, quotidiano).

Para além disso, é extremamente dedicada e disponível.
Acompanhou-me sempre de perto no período entre consultas, esclarecendo dúvidas, dando algumas dicas…enviando receitas maravilhosas e saudáveis para o e-mail.

São estes gestos que me fazem manter motivada e empenhada, querendo saber mais sobre os alimentos e sobre nutrição (eu que nem era fã de cozinha, estou completamente rendida as experiências culinárias e às receitas saudáveis. Passo mais tempo na cozinha e divirto me com isso.)

Para além de estar a atingir o objectivo (perder peso), estou a ganhar muitos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, que serão uma mais valia na gestão futura do meu peso e consequentemente na minha auto-estima e bem estar.

Obrigado Inês por todo o apoio, disponibilidade e conhecimentos partilhado (e pela tranquilidade devolvida;)).

5 comentários:

Pati...Vida e Saúde! disse...

Muito interessante teu post!
Adorei teu blog!
Vem conhecer o meu também... www.patikolvidaesaude.blogspot.com
bjus e bom findi.

Pati...Vida e Saúde! disse...

Muito interessante teu post!
Adorei teu blog!
Vem conhecer o meu também... www.patikolvidaesaude.blogspot.com
bjus e bom findi.

Anónimo disse...

Concordo!
Obrigada DrªInês
Claúdia :)

Titi disse...

Concordo!
Obrigada Drª Inês :)

Claúdia

fifo disse...

ola dr eu tb faço rweduçao alimentar ,mas ja perdi 5 kg e agora ja a tempo que nao consugo sair dos 67 nao sei o ke fazer?Se voce me pudese ajudar como ajudou esta senhora eu agradecia.Mas tem um senao eu estou muito linge de lisboa para ir as suas consultas , nao sei o que fazer, estou a espera de uma opiniao sua. Muito obrigada pelo seu blog eu sigo sempre e foi atraves do blog da alexandra que o conheci.Beijinhos