domingo, 24 de janeiro de 2010

"And the oscar goes to... Lisboa!"

Hoje, porque sou Lisboeta ferranha, adoro a cidade e os seus vários cantos, deixo algo que nada tem a ver com comida, alimentação ou nutrição, mas que simplesmente coloca Lisboa no alto!

Texto Retirado de:
http://revista.gingko.pt/#/22/?art=478

"And the oscar goes to... Lisboa!" Não, não é filme. A nossa Lisboa foi chamada ao palco três vezes, na entrega dos World Travel Awards deste ano, considerados os óscares do turismo mundial. O desempenho da cidade foi premiado nas categorias de "O melhor Destino Europeu", "O melhor Destino de Cruzeiros" e "O melhor Destino de City-breaks". Surpreendidos? Mami Pereira, editora da irreverente revista online Le Cool, confessa: "Surpreendida ficava eu se tivéssemos ganho (finalmente) o Festival da Eurovisão! Acho que os prémios foram justíssimos. Turisticamente, Lisboa é um achado. É como estar numa loja cheia de objectos à IKEA e, de repente, descobrir uma antiguidade com traços vanguardistas". João Cepeda, director da Time Out Lisboa, concorda: "Talvez ficasse surpreendido há três anos, quando só via Lisboa com os olhos de lisboeta. Hoje em dia, por causa da Time Out Lisbon for Visitors, tenho de estudar os números de quem nos visita e pensar Lisboa com olhos de visitante. E por isso, já só fico surpreendido por não recebermos mais prémios". De facto, segundo um Inquérito ao Grau de Satisfação, realizado em Junho passado, pelo Observatório do Turismo de Lisboa, 92% dos turistas partem de Lisboa com vontade de voltar e 99% recomendarão a cidade a amigos e familiares.

O que é que Lisboa tem?
Será torço de seda? Brincos de ouro? Sandália enfeitada? Como a baiana, Lisboa tem graça como ninguém! "Lisboa nunca deixou de estar na moda, mas simplesmente foi colocada no mapa. O mundo acordou para a nossa cidade como destino privilegiado. O seu lado genuíno e cheio de história, associado a um novo toque de contemporaneidade dá um resultado explosivo que os estrangeiros adoram e ao qual se rendem totalmente", considera Sofia Paiva Raposo, directora geral dos Guias ConVida, uma referência na divulgação de dicas de compras e lazer nos bairros lisboetas. E destaca: "Lisboa tem uma luz única, o rio, a proximidade do mar, bairros cheios de personalidade e muito diferentes uns dos outros que são verdadeiros microcosmos, uma dimensão à escala humana, muita história, muito charme e um clima fantástico!" Mami Pereira adora Lisboa e, encantada, enumera o que mais aprecia: "Bela calçada onde só se consegue andar descalça. Pastelarias para viver de chá e bolos o ano todo. Personagens neo-queirosianas. O lusco-fusco, fenómeno que merece brindes nos miradouros. Os lisboetas, essa espécie em vias de inspiração permanente. E muita alma, muita alma mesmo". E termina com uma observação curiosa: "Lisboa é um bocado como aquelas couves roxas que agora se usam à laia de flor. Qualquer coisa que sempre lá esteve, mas que agora se olha com olhos apaixonados". Voltar a apaixonar-se por Lisboa é o nosso desafio. E, assim, seguir o exemplo do escritor "alentejo-açoriano" Possidónio Cachapa: "Às vezes, fico outra vez turista. Paro diante do Tejo ao entardecer e penso que, bem vistas as coisas, tenho sorte em partilhar esta terra!"

Sem comentários: