terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Doces...A aventura de muitas mulheres...


Que o açúcar refinado, em cristal ou mascavado é um alimentos energético que fornece apenas (ou principalmente) calorias e, ao entrar no organismo altera todo o metabolismo, inclusivamente, levando ao desenvolvimento de determinadas patologias, é sabido por quase todos nós!
Que a maioria das mulheres (cerca de 9 em cada 10, segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo) não resiste a um doce, também é bem comentado também é conhecido.
Mas esta predilecção das mulheres por doces tem uma essência fisiológica!
Em primeiro lugar, o sexo feminino tem maior sensibilidade para o paladar doce, do que os homens. Em segundo lugar, e acima de tudo, o açúcar aumenta a taxa de dopamina, um neurotransmissor cerebral que está relacionado com o prazer.


Segundo o INE em 2007/2008, cada português consumia em média, 30,3 kg de açúcar/ano, apesar de ter diminuído 500g desde 2004/2005 (!!!!!), este valor está claramente acima do recomendável – 7 kg/ano!


Em média dá-nos cerca de 81g/dia (324kcal).


Já se ingerirmos 300g (1200kg) de açúcar por dia (não complicado em certas alturas do ano), ao final de um mês conseguimos acumular 10kg – surpreendente!


Se relacionarmos este valor, com o limite estabelecido pela OMS, que nos diz que no máximo a quantidade de açúcar diariamente não deverá ultrapassar os 10%.
A OMS quando nos aconselha no sentido de evitar o consumo de grandes quantidades de açúcar não o faz apenas pelo aumento de peso, mas também, porque o seu consumo em excesso leva ao aumento dos níveis de triglicéridos, e da glicemia, podendo levar ao desenvolvimento de diabetes.


Uma vez mais voltando aos cálculos, se tivermos uma dieta de cerca de 2000 kcal, no máximo devemos consumir 200 kcal de açúcar, o que equivale a cerca de 30 a 50 g de açúcar o que representa apenas 5 colheres de sopa!


Agora, só para termos uma ideia e como por vezes uma imagem ou um esquema valem mais do que 1000 palavras aqui fica….


4 bolachas recheadas com sabor a morango (40g) = 15g de açúcar = 1,5 colheres de sopa


1 bola de gelado (80g) =15g de açúcar = 1,5 colheres de sopa



1 fatia de bolo de chocolate (60g) = 20g de açúcar = 2 colheres de sopa



1 barra de chocolate de leite (70g) = 33g de açúcar = 3 colheres de sopa





Será que muitas vezes se fica por aqui? 



Agora... Como podemos prevenir esta vontade enorme de doces???


Quando se tem uma vontade desesperada por algo doce, que depois passa para um certo mal-estar e que se segue de uma dor de cabeça insuportável ora ai estamos perante uma hipoglicémia, ou seja queda do açúcar em circulação, e ai nada como seguir a regra que todos os nutricionistas repetem vezes sem conta, evitar estar longos períodos sem comer e cuidado com as dietas demasiado restritivas!
Para que esta sensação não se repita, nada como não evitar hidratos de carbono complexos e fibras, como cereais integrais, legumes, frutas e vegetais.


Se o problema é mesmo o chocolate, como já referi há uns tempos, nada como investir em magnésio! Este micro nutriente encontra-se em algumas sementes como a semente de girassol, nas nozes, nas avelãs, castanhas, tofu, germen de trigo e grão de bico. 
O magnésio aumenta os níveis de Serotonina, a hormona, que está relacionada com a sensaçao de prazer.


Estas são apenas duas das fórmulas para reduzir a necessidade "crónica" de doces...



Sem comentários: