sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Água às refeições...o que fazer???

Uma dúvida bastante comum e um mito muito comentado é: "a ingestão de líquidos à refeições engorda?".

Em primeiro lugar dependendo do líquido, lógico que sim (durante, antes ou depois das refeições). Se a preferência forem os refrigerantes ou sumos açucarados podemos ter certeza disso.
Quanto ao consumo de água às refeições os estudos são bastante contraditórios mas a maioria leva-nos a crer que podemos consumir a quantidade que desejarmos de água sem que isso resulte num aumento indesejado (na maior parte das vezes), do peso corporal.
Que fique bem claro que água é água (pura, sem sabores ou vitaminas!), nunca engorda, a explicação para tal mito, seria de que o consumo de água durante as refeições promoveria dilatação do estômago levando a um maior consumo de alimentos.

Eu, baseada na minha experiência pessoal, e também na profissional acredito que a ingesta de água durante as refeições aumenta o poder de saciedade, reduzindo o consumo de alimentos, nos entanto, é muito importante termos a consciência de que se estamos a beber água para aumentar a saciedade ou se entrámos na fase de beber água para "empurrar" os alimentos, e isso é algo que cada um de nós é que sabe e consegue ter consciência.

O que usualmente recomendo a pacientes que desejam perder peso, é o consumo concomitante de água nas refeições (até como forma de evitar a baixa ingesta diária de água).
Mas como nada é claramente comprovado cientificamente o que recomendo sempre é uma avaliação pessoal do efeito da água sobre o apetite, bem como os hábitos individuais.

Seja antes, durante ou depois, o importante é que não deixe de consumir a quantidade adequada de líquidos que precisa por dia , sabendo que nenhum líquido tem o mesmo poder de hidratação que a água. Então desta, pode abusar sem medo!

Sem comentários: