quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CDC aconselha nova redução de sal!

O Sódio (Na) é um dos minerais de que o nosso organismo necessita para um bom funcionamento.
No entanto, como já referi algumas vezes e é sabido por todos, o seu consumo quando excessivo leva a um aumento da pressão arterial, o que pode originar o desenvolvimento de uma série de doenças entre as quais o enfarte agudo do miocárdio ou os AVC.

Todos sabemos, mas muitas vezes é esquecido, que o sal para além do que acrescentamos na confecção dos alimentos e/ou no prato, existe em grande quantidade dos alimentos já processados e nos alimentos em si, uma vez que o sódio faz parte dos processos metabólicos das células.

Grande parte da população a nível mundial consome quantidades de sal muito superiores às recomendadas. Sendo que nós portugueses estamos na linha da frente no que toca ao consumo de sal.


Vários têm sido os esforços para diminuir este consumo, várias medidas têm sido tomadas e esta semana uma nova medida foi tomada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC)- USA, no dia 10 deste mês lançou nova recomendação para que seja feita uma redução da quantidade de sal presente nos produtos processados e nos restaurantes, de forma a ajudar a redução do consumo de sódio por parte de milhões de indivíduos.

Novas recomendações dizem que o consumo de sal pelos adultos não deverá ser superior a 2400 mg de sal/dia, sendo que, os adultos com tensão arterial elevada não deveram consumir mais de 1500mg/dia (o equivalente a 2/3 de uma colher de chá por dia!!!)! de acordo com uma investigação da CDC - http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5811a2.htm.

Sem comentários: